A A A
EUA tentam proteger Wolverine, o animal PDF Imprimir E-mail
Curiosidades - Você Sabia?
02-Fev-2013
 
Ameaçado de extinção, o animal é visto como um forte candidato para entrar na lista de proteção do governo dos EUA

Diogo Max, de Exame.com

Carcaju ou glutão: animal está ameaçado devido ao aquecimento global - Wikimedia Commons
Carcaju ou glutão: animal está ameaçado devido ao aquecimento global - Wikimedia Commonsl

Wolverine – além de ser o personagem da Marvel, que muita gente conhece – é como os norte-americanos chamam o carcaju, um mamífero da família dos mustelídeos, que vive sobretudo no hemisfério Norte. Ameaçado de extinção, ele é visto como um forte candidato para entrar na lista de proteção do governo dos EUA.

O Centro para Diversidade Biológica, no Arizona, e os Defensores da Vida Selvagem entraram com uma ação na justiça para forçar o governo a colocar o carcaju na lista de animais ameaçados. Eles alegam que a mudança climática, causada pelo aquecimento global, está destruindo o habitat dele nas montanhas rochosas.

“O carcaju é dependente de áreas em altas montanhas, perto da linha de árvore, onde as condições são frias durante todo o ano e a cobertura de neve persiste além da primavera”, relata o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, órgão do governo americano que protege a fauna do país, em um comunicado.

Segundo a instituição,  a caça predatória no século 19 quase extinguiu o carcaju, cuja pele era considerada muito valiosa no mercado. Essa ameaça foi tão forte, que, segundo conta o jornal The New York Times, o carcaju deixou de estar presente na consciência pública (mesmo ele sendo o símbolo do estado do Michigan), passando a ser confundido com lobos (wolves, em inglês).

Prova disso é que o ator Hugh Jackman, hoje um dos indicados ao Oscar, se baseou em lobos para interpretar nos cinemas o personagem Wolverine – aquele de quem falamos no início deste texto.

A estimativa mais recente mostra que existem apenas 300 desses animais no meio ambiente hoje.

Se for aceita pelos órgão competentes nos EUA, a proposta vai incluir o carcaju no mesmo patamar dos ursos polares e de algumas espécies de corais, que também estão ameaçados pelo aquecimento global.

O carcaju é o maior membro terrestre dos mustelídeos, chegando a pesar entre 8kg e 18kg. Ele se assemelha a um pequeno urso com uma cauda peluda.  Sua dieta é baseada em vegetais e carnes. O carcaju, que também é chamado na Europa de glutão, é considerado tímido em relação ao homem, mas agressivo com outros animais.
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal