A A A
A corrupção na prefeitura de Campinas PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
25-Mai-2011
Mensagem enviada pelo GAAR Campinas

Agora todos já sabem que o problema não era só nosso...

 

O momento histórico está sendo bastante difícil para todos nós, cidadãos campineiros, obrigados a encarar a corrupção escancarada do governo Dr. Hélio e na expectativa de que toda essa movimentação não acabe mais uma vez em pizza.

E, nós, ligados à defesa animal, queremos focar um pouco a nossa luta para falar dessa sujeira que não teve mais como ser empurrada para debaixo do tapete da prefeitura. Uma luta que, se para nós representa uma batalha contra a crueldade e a favor da vida e da dignidade para todos, para cada morador de Campinas -  inclusive para os que não conseguem nutrir qualquer sentimento de respeito ou de compaixão pelos outros animais - deveria representar uma batalha a favor do uso correto de verbas públicas e, acima de tudo, da saúde da população.
 

Sofrer é preciso, castrar não...



Nós, ligados à defesa animal, estamos há mais de três anos esperando a “encantada” verba do PAM para esterilização de cães e gatos, mantida em poder de uma prefeitura que nunca se deu ao trabalho ao menos de dar uma satisfação.

Em contrapartida, muitos municípios de São Paulo – por meio de seus CCZ’s -   mantêm esses programas de castração ininterruptamente e ainda promovem feiras de adoção de cães e gatos, ficando claro que em Campinas  faltava competência, vontade e, acima de tudo, dignidade e respeito à vida.

Agora, lamentavelmente, se essa administração municipal inviabilizou a participação de veterinários, retendo assim – sabe-se lá com que finalidade – os recursos que deveriam ser usados para esterilização de animais em áreas carentes, não há dúvida de que muitos outros direitos foram desviados do cidadão campineiro que, talvez, estivesse ocupado demais para dar ouvidos aos nossos alertas de irregularidades.

 

Era uma vez um crime ambiental, cuja propina não veio...


 

Nossa maior indignação quanto à chacina das capivaras confinadas no Lago do Café, ocorrida em 12.03.2011, é saber que a decisão inconsequente pelo massacre às pressas e à noite foi motivada unicamente pela ganância desmedida.

Havia tantos laudos comprovando que as vidas das capivaras poderiam ter sido preservadas sem risco à população, mas a ideia dos executores era liberar rapidamente a área do parque para que uma empresa privada pudesse explorá-la pagando obviamente as milionárias  propinas que a alta cúpula da administração de Campinas vinha extorquindo através do esquema de corrupção ora desmascarado.

Tanto é verdade que a Prefeitura incinerou os corpos das capivaras quase que imediatamente e dois dias após o abate já abriu licitação para revitalização do parque, como fazem os réus confessos ao destruir rapidamente as provas do crime e alterar o cenário, apagando os vestígios.

Contudo, como, em seguida, o escândalo envolvendo até a primeira dama do município começou a ganhar considerável publicidade, a pretensão dos envolvidos foi por água abaixo.

Se alguém ainda tem dúvida, basta digitar num site de busca o nome da Superintendente do IBAMA em São Paulo que autorizou a matança e poderá testar a “idoneidade” da Sra ANALICE DE NOVAIS PEREIRA,  irmã de Silvio Pereira (aquele do mensalão de 2005). Verá que ela foi denunciada pelo MPF em set/2010 e está sob investigação desde então, por supostos crimes, no âmbito do IBAMA, de corrupção, de uso político da autarquia, favorecendo empresas sem licença ambiental, revertendo multas aplicadas pelo IBAMA, etc.

Agora, todos podem ver que estávamos clamando por algo que dizia respeito não apenas a uma causa específica. Estávamos sim lutando pelo que acreditamos, mas, indiretamente, mostrando que havia algo muito errado nessa administração e pedindo insistentemente que as pessoas se mobilizassem, que cobrassem o comprometimento de um prefeito totalmente omisso.

Então, lembremo-nos  sempre desta famosa máxima que se aplica tão bem a estes acontecimentos:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados" - Mahatma Gandhi

 


 

Saiba tudo sobre o caso do assassinato das capivaras em Campinas


...hã de ontem um protesto no Lago do Café, no bairro Taquaral, em Campinas, contra o abate de 13 capivaras em 12 de março. Os animais foram mortos por suspeita de que fossem os tra...
11-Abr-2011

2. O Brasil e seu peculiar toque de "nonsense"
(Editorial/Editorial mais recente)
...crime ambiental de levar animais silvestres para o sambódromo. A Prefeitura de Campinas quer matar as capivarasde um parque que está fechado há anos porque acredita que sã...
27-Fev-2011

3. Petições no Brasil
(Direito Animal/Cyberativismo)
...://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=101&ea.campaign.id=4207 Contra a morte dascapivaras do Lago do Café - Campinas/SP Vamos continuar divulgando o endereç...
07-Mar-2009

24-Mar-2011

5. Pesquisador diz que exterminar carrapato é impossível
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
18-Mar-2011

17-Mar-2011

7. Campinas/SP: Polícia vai investigar abate de capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
15-Mar-2011

13-Mar-2011

03-Mar-2011

11. Carnaval em Campinas: Bloco do Boi lembra das capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
03-Mar-2011

14. Campinas/SP: Visita aponta maus-tratos a capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
02-Mar-2011

01-Mar-2011

26-Fev-2011

12. Campinas/SP: Manifestantes protestam contra morte de capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
24-Fev-2011

21-Fev-2011

20-Fev-2011

15. Prefeitura de Campinas quer reabrir o Lago do Café
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
19-Fev-2011

16. Campinas/SP: Manifestação em defesa da vida das capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
14-Fev-2011

 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal