A A A
A farra da ignorância, por Maria da Graça Dutra * PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
28-Abr-2011
 
Todos os anos, Santa Catarina e os catarinenses são humilhados pela abominável prática da farra do boi. Contrariando a lei e a ética, a farra é um espetáculo patético e degradante, que vai empurrando e confinando seus adeptos em bolsões de ignorância, nos quais a vítima não é apenas o boi. O próprio farrista, ainda que não o saiba, também é vítima. É vítima de uma das piores educações do mundo; do ensino público sem qualidade, onde a educação não diferencia cultura de barbárie e, portanto, não é libertadora.

É vítima da omissão da Igreja Católica, que não se manifesta de forma clara e firme, condenando uma prática que tortura um dos animais que aqueceram Jesus na manjedoura. Talvez por medo de perder os fiéis para as igrejas evangélicas.

É vítima de pseudoestudiosos, que editam livros teorizando que a farra não é movida pela violência, ainda que o animal termine em uma massa ensanguentada. É vítima de políticos anacrônicos, que garantem votos financiando a farra nos seus currais eleitoreiros.

É vítima, ainda, da hipocrisia de pessoas que os incitam, alimentando a rejeição aos cidadãos de outros estados da União, em áreas pobres, onde a riqueza vem de fora. É mais barato dar um boi para a farra na Semana Santa do que pagar melhores salários o ano inteiro.

Se o farrista fosse um pouco mais esperto, saberia que é com ele que a ignorância faz a sua farra.

Na farra do boi, todos perdem. Só ganha quem vende a “pinga”.

* DIRETORA MUNICIPAL DE BEM ESTAR ANIMAL DE FLORIANÓPOLIS

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3290050.xml&template=3898.dwt&edition=16991&section=131

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal