A A A
AL do Ceará apura denúncia de maus-tratos PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Dez-2011
 
A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) faz hoje uma vistoria na Fazenda Paula Rodrigues, localizada nesta cidade. A fazenda atualmente é mantida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para abrigar jumentos recolhidos nas estradas cearenses.

A União Internacional Protetora de Animais (Uipa-Ceará) solicitou a vistoria, pois recebeu denúncia de maus-tratos aos animais ali abrigados. A presidente da Uipa-Ceará, a advogada Geuza Leitão, informa que em 2008 o Ministério Público Estadual (MPE) acompanhou uma visita à fazenda.

O resultado da visita culminou com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que os animais fossem bem tratados no local. "Mas o Estado não oferece as condições necessárias para cuidar de tantos animais e por isso o TAC não está sendo cumprida", adverte a presidente da entidade.

Sugestões

Geuza Leitão salienta que os animais são recolhidos das estradas e simplesmente ficam abandonados na fazenda. "Lá há um completo abandono dos jumentos que ficam à míngua", denuncia a advogada. Ela sugere a criação de uma reserva destinada à proteção dos animais.

"Um parque temático turístico em Santa Quitéria seria uma solução para o problema", afirma ela, acrescentando mais uma sugestão: "a divisão dos jumentos em pelos menos três fazendas menores para facilitar os cuidados".

O gerente do Núcleo de Regionais do Detran, João Carlos Macedo, reconhece as dificuldades enfrentadas para cuidar de tantos jumentos.

"Na medida do possível estamos atendendo. Lá na fazenda temos um médico veterinário, um técnico agrícola e outros cinco funcionários para atender esta população de jumentos. São cerca de oito mil animais catalogados que estão na fazenda de 500 hectares", diz.

A vistoria será comandada pelo deputado Augustinho Moreira (PV). Ele fará um sobrevoo de helicóptero sobre a fazenda e em seguida acompanhará a fiscalização em terra. O biólogo Ricardo Matos também integrará a comissão.

"Vamos investigar as reais condições dos animais na fazenda para em seguida emitir um parecer", afirma.

MAIS INFORMAÇÕES

União Internacional Protetora dos Animais. Rua Francisco Holanda, 590 - Dionísio Torres - Fortaleza-CE
Telefone: (85) 3261.3330
 

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1083962

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal