A A A
Animais do Zoonoses de Maceió ficam dias sem comer por falta de ração PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Jan-2015
 
Comissão da OAB está no local para checar denúncia e doar alimento.
Funcionário do centro relatou que salários estão atrasados há dois meses.

Michelle Farias e Roberta Cólen - Do G1 AL
Animais do Centro de Controle Zoonoses de Maceió, localizado na Cidade Universitária, estão passando fome por falta de alimentos no local, o que vem acontecendo desde terça-feira (27). Além disso, alguns dos funcionários não estão indo trabalhar porque estão sem receber há dois meses, o que só piora a situação.

Jegues também estão precisando de doação de alimentos (Foto: Michelle Farias/G1)
Jegues também estão precisando de doação de alimentos (Foto: Michelle Farias/G1)

Um funcionário que não quis se identificar disse à reportagem do G1 que os cachorros estão sem alimentos há dois dias e os gatos desde ontem. "Tem gente que só está vindo trabalhar porque não quer deixar os animais em situação de imundice", contou.

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde informou por meio de nota que não houve desabastecimento de alimentos no CCZ, mas atraso na entrega da ração, realizada nesta tarde. Sobre o atraso nos salários dos funcionários, o Município afirmou que a situação deve ser regularizada na próxima semana. (Confira a nota na íntegra ao fim do texto)

Cães do Zoonoses estão há dois dias sem comer  (Foto: Michelle Farias/G1)
Cães do Zoonoses estão há dois dias sem comer  (Foto: Michelle Farias/G1)

A Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional  Alagoas (OAB/AL) recebeu a denúncia de que animais estariam nesta situação e foi até o local levar comida.

No entanto, uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) precisou ser acionada, já que os funcionários alegam não ter permissão para deixar ninguém entrar.

De acordo com o tenente Michel Pimental, do (BPA), não é a primeira vez que o local apresenta irregularidades. Ele disse ainda que um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) será confeccionado e encaminhado ao Ministério Público Estadual (MP-AL). “Encontramos várias irregularidades, inclusive um gato morto no mesmo local que os outros animais [vivos], em um ambiente insalubre. Como não havia representantes no local, só podemos realizar o TCO, que será levado para o MP para que sejam tomadas as atitudes cabíveis”, explica.

Sensibilizados com a carência, integrantes da OAB levaram vários sacos de ração para ajudar a suprir a necessidade dos animais. "O centro já deveria ter sido interditado há muito tempo. Aqui eles não tratam nem uma simples micose. Tudo é motivo para sacrificar os animais", disse a coordenadora da comissão da OAB, Cristiane Leite.

A coordenadora da comisão da OAB-AL, Cristiane Leite, informou que o centro de controle de animais não cumpre com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) há três anos. Cristiane afirma que irá levar as filmagens e fotos tiradas hoje para uma reunião na próxima semana, com o MP.

Confira na íntegra a nota da Secretaria Municipal de Saúde:


NOTA CCZ

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que não houve desabastecimento de alimentos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo a diretora Thaís Barreto, houve atraso na entrega da ração, que deveria ter sido feito ontem à noite, mas só ocorreu hoje à tarde, por meio do Batalhão Ambiental.  A diretora também afirma que não houve descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado junto ao Ministério Público. A respeito do pagamento de dois meses de salários atrasados, ela informa que o processo está sendo finalizado para ser encaminhado ao Banco do Brasil, para pagamento, o que deve acontecer na próxima semana.

ASCOM/SMS

Integrantes da OAB-AL realizam doações para alimentar animais (Foto: Michelle Farias/G1)
Integrantes da OAB-AL realizam doações para alimentar animais (Foto: Michelle Farias/G1)
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal