A A A
Após abate, quatro capivaras são encontradas no Lago do Café em Campinas/SP PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
27-Jul-2011
 
Armadilhas serão instaladas para capturar animais e retirá-los do parque

EPTV
Técnicos encontraram quatro capivaras no Lago do Café na tarde desta terça-feira (26), e não apenas uma, como foi divulgado. Os animais teriam entrado por seis pontos vulneráveis do parque, como tubulações de esgoto e cruzamento de córregos. Em março deste ano, 20 capivaras que viviam no local foram abatidas por suspeita de febre maculosa. A decisão de abater os animais causou polêmica e fez ambientalistas protestarem na Justiça.

O Conselho Municipal de Defesa e Proteção aos Animais vai enviar um ofício à Secretaria de Saúde solicitando o fechamento dos pontos. Nos próximos dois dias também devem ser colocadas armadilhas para capturar os animais e retirá-los do Lago do Café.

A prefeitura ainda não decidiu o que vai fazer com as capivaras, mas o presidente do conselho, Flávio Lamas, disse que a administração municipal já se comprometeu a enviar uma solicitação ao Ibama para poder remover os animais do local e devolvê-los às margens do Rio Atibaia, de onde supostamente eles teriam vindo.
http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,1,1,360464,Apos+abate+em+marco+quatro+capivaras+sao+encontrado+no+Lago+do+Cafe+em+Campinas.aspx


Conselho diz que há mais capivaras no Lago do Café


Segundo o presidente do conselho, Flavio Lamas, o local possui quatro capivaras que teriam entrado no parque através de tubulações


Bruna Mozer - Agência Anhanguera de Notícia  
Capivara foi avistada na segunda-feira (25) - (Foto: César Rodrigues/AAN)
Capivara foi avistada na segunda-feira (25) - (Foto: César Rodrigues/AAN)
O Conselho Municipal  de Defesa dos Animais se reuniu hoje (26) com representantes da Prefeitura de Campinas para tratar do reaparecimento de uma capivara no Lago do Café, no Taquaral. O animal foi flagrado pela reportagem do Correio ontem, próximo ao alambrado na Rua Heitor Penteado. Também foi filmado pela equipe do Portal RAC.

Segundo o presidente do conselho, Flavio Lamas, o local possui quatro capivaras que teriam entrado no parque através de tubulações de água e não fariam parte do bando que foi sacrificado em março deste ano. “Nós detectamos seis pontos que elas podem entrar.”

Lamas ainda disse que a Prefeitura se comprometeu confinar os animais no espaço de 2,5 mil m², onde estava as 14 capivaras desde 2009 até serem mortas em março deste ano. O confinamento deverá evitar riscos de contaminação da febre maculosa até que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) autorize o remanejo dos animais para outros espaços, como as margens do Rio Atibaia.

A existência do animal traz a tona as manifestações de ambientalistas contra a eutanásia realizada, de forma silenciosa, pela Prefeitura em março. Ambientalistas defenderam o remanejo dos animais e fizeram dezenas de reivindicações contra o sacrifício.

Três pessoas já morreram vítimas da febre maculosa, inclusive um funcionário do parque. A doença é transmitida pelo carrapato-estrela que tem a capivara como principal hospedeiro.
 
Nota T.A. - A capivara não é o unico animal hospedeiro da febre maculosa. Exterminar capivaras, animais silvestres e também equinos com certeza não irá resolver o problema que é de limpeza e conservação do parque. 
 
 
 

 

Saiba mais

... área de 330 mil metros quadrados do parque, principalmente na área onde estavam confinadas as capivaras.   Mato alto, abandono e descaso no cenário do Lago do Caf&eacute...
23-Jul-2011
 
2. A corrupção na prefeitura de Campinas
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
24-Mai-2011

23-Mai-2011

4. Campinas/SP: Grupo protesta contra abate de capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
11-Abr-2011

24-Mar-2011

6. Pesquisador diz que exterminar carrapato é impossível
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
18-Mar-2011

17-Mar-2011

8. Campinas/SP: Polícia vai investigar abate de capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
15-Mar-2011

13-Mar-2011

03-Mar-2011

11. Carnaval em Campinas: Bloco do Boi lembra das capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
03-Mar-2011

12. Campinas/SP: Visita aponta maus-tratos a capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
02-Mar-2011

01-Mar-2011

26-Fev-2011

15. Campinas/SP: Manifestantes protestam contra morte de capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
24-Fev-2011

21-Fev-2011

20-Fev-2011

18. Prefeitura de Campinas quer reabrir o Lago do Café
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
19-Fev-2011

19. Campinas/SP: Manifestação em defesa da vida das capivaras
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
14-Fev-2011
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal