A A A
Após morte de animais, parque de Cuiabá instala placas de orientação PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
28-Jul-2011
 
Animais já morreram por conta da alimentação oferecida pelos visitantes.
Funcionários do parque já encontraram iogurte, chiclete e até doces.

Do G1 MT com informações da TV Centro América
 Animais de parque estão adoecendo por conta da alimentação. (Foto: Reprodução/TVCA)
Animais de parque estão adoecendo por conta da alimentação. (Foto: Reprodução/TVCA)
Alguns animais do parque Mãe Bonifácia, que fica na região central de Cuiabá, estão ficando doentes e em alguns casos chegam até a morrer por conta da mudança na alimentação. Isso porque, de acordo com a administração do local, os visitantes do parque acabam deixando alimentos aos bichos e isso acaba prejudicando a saúde deles.

O gerente do parque, Celso Ferreira, diz que a alimentação dos animais mudou bastante. Os funcionários já encontraram iogurte, chiclete e doces nas trilhas. Até uma maçã-do-amor foi disputada por pequenos macacos. ''Nós já presenciamos aqui e levamos à Universidade Federal de Mato Grosso um sagui com problema intestinal por ter ingerido esses alimentos provenientes do pessoal que vem aqui no parque'', conta Ferreira.

Para tentar contornar a situação, algumas placas de avisos estão sendo instaladas no local. Os alertas explicam aos visitantes que não se deve alimentar os animais e mostram também os riscos à saúde dos bichos. O parque possui 77 hectares ricos em espécies do cerrado. Durante a caminhada nas trilhas é possível se deparar com macacos, capivaras, cobras e vários outros animais.
No caso dos macacos, o veterinário Saulo Teixeira explica que os animais possuem uma dieta diferenciada. A alimentação deles variam da dieta herbívora, se alimentando de plantas e vegetais, que segundo o veterinário, é suficiente para o bem estar deles. Além disso, o parque oferece um suplemento aos bichos, dando uma dieta de frutas variadas.

Mesmo com os avisos, ainda assim a administração do parque encontra animais mortos nas trilhas. ''Existem dois problemas na questão do alimento do animal. O primeiro é quando você tenta diretamente dar o alimento e o segundo é abandonar os restos dos alimentos durante o passeio no parque'', explica o veterinário.

O médico veterinário ainda diz que os alimentos gordurosos também podem provocar a mudança de comportamento dos saguis. ''Já que ele vai encontrar facilmente ele sabe quem leva esse alimento, então ele vai ao encontro dessas pessoas, que interpreta como sendo fonte do seu alimento. E quando ele não é atendido passa a ser agressivo'', finaliza Teixeira.
 

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/07/apos-morte-de-animais-parque-de-cuiaba-instala-placas-de-orientacao.html

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal