A A A
Ativistas fazem nova invasão ao Instituto Royal e soltam roedores PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Nov-2013
 
Vigia disse à polícia que foi mantido refém por grupo de pessoas.
Laboratório diz que equipamentos foram quebrados e roedores, soltos.

Geraldo Jr. - Do G1 Sorocaba e Jundiaí
 
Paredes do laboratório foram pixadas pelos ativistas (Foto: Bianca Celoto/TV Tem)
Paredes do laboratório foram pixadas pelos ativistas (Foto: Bianca Celoto/TV Tem)
 
Um grupo de ativistas fez uma nova invasão ao Instituto Royal, em São Roque (SP), na madrugada desta quarta-feira (13) e levou roedores que ainda estavam no local. Segundo o delegado Marcelo Pontes, um vigia do prédio relatou à polícia que cerca de 40 pessoas chegaram ao local por volta das 3h, usando máscaras e armadas com facas.

O laboratório, que usava cobaias em testes científicos, foi invadido pela primeira vez por um grupo de defensores de animais na madrugada de 18 de outubro. Na ocasião, os ativistas levaram todos os 178 cães da raça beagle que eram usados nos testes, além de sete coelhos. Os roedores permaneceram no local. Dezenove dias após a invasão, o laboratório divulgou o encerramento das atividades na cidade.

Medicamentos ficaram espalhados pelo chão (Foto: Elisângela Marques/G1)
Medicamentos ficaram espalhados pelo chão (Foto: Elisângela Marques/G1)
Vigias disseram à polícia que foram mantidos reféns enquanto os invasores, que estavam mascarados, entraram no prédio. Os seguranças relatam, ainda, que foram agredidos e roubados pelos invasores. Eles foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba pela manhã para fazerem exame de corpo de delito. Ninguém foi detido.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Instituto Royal, os ativistas quebraram vários equipamentos, carros da empresa e dos seguranças e levaram cerca de 300 roedores, além de documentos e computadores. O Instituto Royal não informa quantas pessoas ainda trabalhavam no local após o encerramento das atividades.

No momento da invasão, segundo o laboratório, três seguranças estavam no local.

Grupos ativistas publicaram e compartilharam fotos da nova invasão em redes sociais. A polícia vai tentar identificar os envolvidos. O Instituto Royal registrou um boletim de ocorrência por conta da invasão.

Janelas e veículos foram depredados (Foto: Bianca Celoto/TV Tem)
Janelas e veículos foram depredados (Foto: Bianca Celoto/TV Tem)
Entenda o caso


O Instituto Royal ficou conhecido em todo o país após ter sido invadido por ativistas na madrugada de 18 de outubro. Todos os cães da raça beagle que eram usados no laboratório foram levados. Os ativistas acusavam o laboratório de maus-tratos, o que instituto nega.

A invasão acendeu o debate sobre o uso de animais em testes científicos em todo o país e motivou uma investigação sobre as práticas adotadas pelo laboratório.

MAPA royal (Foto: Editoria de Arte / G1)
MAPA royal (Foto: Editoria de Arte / G1)
Dos 178 cães levados, quatro foram localizados abandonados na região de São Roque. O quinto cão foi resgatado pelo próprio Instituto Royal, por meio de uma ordem judicial, após o laboratório descobrir pelas redes sociais que o animal estava em uma casa, em Valinhos (SP). Inicialmente, o instituto alegou que resgatou o animal por conta de um anúncio de venda em um site da internet, mas depois voltou atrás e informou, apenas, que o animal pertence ao laboratório e, por isso, foi resgatado.

Um acordo firmado entre a Polícia Civil e a Comissão de Proteção aos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba (SP) em 29 de outubro determinou que todos os beagles encontrados e devolvidos sejam levados a três ONGs que cuidam de animais em Sorocaba.
 
 
 
 
 
 
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/11/instituto-royal-relata-nova-invasao-em-sao-roque.html

Saiba mais

    Veja aqui um resumo do ocorrido desde a manifestação em frente ao Instituto Royal, o resgate dos beagles e o que foi comentado nas redes sociais e na imprensa.   DA
28-Out-2013

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal