A A A
Aves venezuelanas apreendidas nesta segunda em Manaus serão sacrificadas, dizem PF e Ibama PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Jun-2011
 
Canários, rouxinóis e pintassilgos que estavam em duas caixas vindas da Venezuela foram apreendidos nesta segunda-feira

ELAÍZE FARIAS
 
Aves venezuelanas são apreendidas pela PF no Aeroporto Internacional de Manaus (Divulgação )
Aves venezuelanas são apreendidas pela PF no Aeroporto Internacional de Manaus (Divulgação )

As 270 aves exóticas da Venezuela apreendidas na manhã desta segunda-feira (20) pela Polícia Federal no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, deverão ser sacrificadas, segundo informou o delegado do meio ambiente, Carlos André Gastão.

O superintendente do Ibama, para onde as aves foram enviadas após a apreensão, Mário Lúcio Reis, confirmou que este provavelmente será o destino dos canários exóticos. A carga também tem pintassilgos e rouxinóis.

 “O nosso maior problema é a destinação. Os animais não são da fauna brasileira. E complicado fazer a reintrodução no Brasil ou encaminhá-los de volta à Venezuela”, disse o delegado.

Segundo Mário Lúcio Reis, o Ibama não tem estrutura para efetuar o retorno das aves para a Venezuela.

As aves estavam em poder de um brasileiro natural do Ceará (cujo nome não foi divulgado pela PF). Segundo Gastão, ele alegou que esteve em Boa Vista (RR) e ali recebeu o carregamento.

“Ele disse que um venezuelano o procurou e teria oferecido mil reais para ele trazer a carga e entregar a uma terceira pessoa em Manaus. Também afirmou que não sabia que era a carga era ilegal”, afirmou o delegado.

As aves estavam em duas caixas de papelão. Os animais apresentaram sinais de estresse e uma ave estava morta.

O homem que trazia a carga havia saído de Boa Vista neste domingo (19), mas não se sabe durante quanto tempo as aves estavam guardadas.

Apesar de cometer várias infrações, o homem foi solto e responderá pelos crimes em liberdade. Ele se comprometeu em comparecer à justiça quando notificado.

Conforme Gastão, entre as infrações estão a introdução no país de animais sem licença do Ibama, sem licença sanitária do Ministério da Agricultura. O homem também cometeu o crime de maus tratos contra animais.

O delegado admite que as infrações são brandas e que punições a práticas como estas deveriam ser mais rigorosas.

A apreensão no aeroporto Eduardo Gomes é resultado de uma intensificação das fiscalizações da Delegacia do Meio Ambiente, segundo o Carlos André Gastão.

Nas duas últimas semanas, três cargas de peixe ornamental foram apreendidas pela Polícia Federal em Manaus.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Aves-Manaus-sacrificadas-PF-Ibama_0_502749813.html



Aves venezuelanas são apreendidas pela PF no Aeroporto Internacional de Manaus


Polícia chegou a homem que trazia as aves por meio de denúncia anônima

ACRITICA.COM

Um homem que não teve o nome divulgado pela Polícia Federal foi preso por agentes da PF no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. O homem transportava ilegalmente aves venezuelanas. Ele vinha da cidade de Boa Vista, em Roraima.

A polícia chegou ao homem por meio de uma denúncia anônima. Após prestar esclarecimentos à polícia, o homem foi liberado. Ele vai responder em liberdade pelos crimes de transporte ilegal de espécie da Fauna Silvestre sem licença e de ter introduzido animal no país sem autorização das autoridades competentes. As aves apreendidas foram encaminhadas para um órgão ambiental para fins de cautela.

http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonia-Manaus-Amazonas-trafico_de_animais_0_502749812.html
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal