A A A
Boi morre afogado em tanque no Aterro Sanitário em Itatiba/SP PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
27-Jul-2012

 
Interditado há mais de dois anos, local onde era depositado lixo itatibense continua com problemas

IVAN GOMES E MATEUS TREVINE
Um boi morreu afogado no tanque de chorume (líquido com alto poder de contaminação, resultante da decomposição do lixo orgânico, em áreas próximas ao aterro) localizado na parte interna do Aterro Sanitário de Itatiba, localizado no bairro da Serrinha. O local que está interditado há mais de dois anos, continua recebendo lixo e funcionando de maneira irregular.

Na manhã de ontem, o BOM DIA esteve novamente no aterro e constatou que um boi havia acabado de morrer no tanque. Segundo uma testemunha, órgãos da prefeitura foram acionados mas ninguém adotou medidas para evitar a morte do animal. O tanque de chorume fica a poucos metros de uma das entradas do aterro. Alguns mourões de concreto cercam o tanque, mas como não há telas de proteção, qualquer pessoa pode ter acesso ao local.

A entrada de animais no aterro foi constatada pela reportagem há cerca de duas semanas quando foi divulgada matéria sobre o despejo de materiais inservíveis e lixo reciclável em um terreno ao lado do aterro sanitário. À época, além da entrada de animais, o BOM DIA verificou que havia despejo de lixo industrial e também hospitalar, pois havia uma garrafa pet com várias seringas no local.

Ontem, ficou constatado que o lixo que estava exposto, foi quase todo aterrado. O terreno que antes era ao lado, praticamente tornou-se parte do aterro, pois foi verificada a derrubada de eucaliptos para facilitar o acesso de máquinas para aterrar parte dos materiais recicláveis e inservíveis.

Além do despejo e aterramento do material, ontem o BOM DIA verificou que há muitos urubus na área em busca de alimentos e o chorume escorre e fica parado às margens da rua, sem os devidos cuidados e contamina o solo do local. Além disso, segundo denúncias feitas à reportagem, parte do líquido, em dias que transborda o espaço do aterro, são levados pelas águas de um córrego que passa próximo à área.

CETESB/ O BOM DIA novamente entrou em contato com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para saber as medidas que o órgão deve adotar com as irregularidades encontradas no local e também por estar desativado, pela própria companhia, há mais de dois anos.

De acordo com o órgão, um técnico da autarquia esteve no aterro no último dia 18, e listou as irregularidades encontradas dentro e ao redor do aterro. “Estamos analisando os relatórios do técnico que vistoriou o local. Temos que aguardar o final deste processo para posteriormente realizar alguma ação administrativa”, diz o gerente da Cetesb de Campinas Alberto Degrecci Neto.

Sobre o animal encontrado morto, Degressi ressalta que houve uma falha grave de segurança do local e que a remoção do animal teria que ser imediata. O gerente ainda destaca que o nível do chorume armazenado no tanque está próximo do limite máximo.  “Se chover vai ficar perigoso, e o risco de transbordamento é grande. O correto em épocas de estiagem é manter o tanque vazio”, relata.

PREFEITURA/ O BOM DIA procurou a Prefeitura de Itatiba que através de nota falou sobre o episódio. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, a qual o aterro é subordinado, fez contato com o proprietário do boi que alegou que o animal escapou do pasto de sua propriedade, por conta de uma cerca arrebentada, e acabou se acidentando no aterro. A responsabilidade do proprietário do animal é mantê-lo confinado para que acidentes como este, e também de outras proporções como atropelamentos em estradas, por exemplo, sejam evitados. Nesta tarde, o proprietário do animal retirou o corpo do aterro.

À tarde, a reportagem esteve no local e de acordo com levantamento feito in loco, os próprios funcionários que trabalham no aterro foram responsáveis pela retirada do animal e algumas pessoas próximas não souberam dizer quem seria o dono do boi que morreu no tanque.  
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal