A A A
CCJ aprova projeto que proíbe “foie gras” no Paraná PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Abr-2014
 
ImageO projeto que proíbe a produção e o comércio  do “foie gras”, uma iguaria da culinária francesa, em território paranaense foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa. O autor do projeto (503/13), deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), justificou a proibição porque o método utilizado para se obter o “foie gras” – conhecido como “gavage” – é extremamente cruel aos animais (gansos e patos).

Segundo Rasca, o método “gavage” consiste em superalimentar as aves durante 17 dias seguidos com um funil, com mais de 40 cm, forçando a entrada de cereais e gordura por meio do esôfago das aves. Esse processo faz com que o fígado das aves aumente em média sete vezes em relação ao seu tamanho normal, sendo que muitas aves não aguentam e morrem durante o tratamento.

“O objetivo do ‘gavage’ é o lucro em detrimento da crueldade aos animais. Esse método provoca graves deformações nos corpos das aves, isto é, somos contra esse método e consequentemente ao ‘foie gras’, que já é proibido em vários países e atende apenas o paladar de alguns abastados”, afirmou Rasca.

Segundo o parlamentar, a proposta visa atingir principalmente o comércio da iguaria, já que no Paraná não há registro de produção, apenas comercialização. “Estudos apontaram que essa iguaria causa sobrecarga ao sistema hepático na ingestão humana, devido à gordura em demasia. Ou seja, é um prato que é prejudicial tanto às aves quanto aos seres humanos”, completou. Agora, o projeto irá para votação em plenário e, caso aprovado, à sanção do Governo do Estado.

Proibição

O “foie gras” é proibido em 22 países, entre os quais, Argentina, Áustria, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Israel, Noruega, Suécia, Suiça, Holanda, Reino Unido e até mesmo na Polônia, um dos maiores produtores mundiais. O estado da Califórnia, no EUA, também proibiu a iguaria. No Brasil, existe um projeto de Lei na Câmara Municipal de São Paulo com o mesmo intuito.

http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=28652&op=gastronomia
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal