A A A
Câmara aprova proibição de fogos barulhentos em Ubatuba no litoral paulista PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Mar-2016
 

Foto: InforMar Ubatuba


Por unanimidade, os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (22) o projeto de lei que determina o uso de fogos silenciosos em eventos públicos e particulares em Ubatuba. O projeto de autoria do vereador Reginaldo Fabio de Matos (PMDB), contou com apoio de ONGs e e grupos de protetores de animais, que estiveram presentes na sessão apresentando um abaixo-assinado com 371 assinaturas.
 
O oceanógrafo Guilherme Fluckiger, que assina a Coluna Fauna Tamoia no InforMar Ubatuba, e trabalha no monitoramento de praias pelo Instituro Argonauta, usou a tribuna para defender o projeto. Guilherme explicou os graves danos que as explosões de fogos de artifício barulhentos causam aos animais, sobretudo os silvestres. Ele citou como exemplo as aves de hábito diurno, lembrando que "elas acabam se assustanto, abandonando o ninho, fazendo revoadas de noite, batendo contra objetos, e os ovos e filhotes acabam ficando desprotegidos".
 
Além dessa situação já ser um problema pelo valor intangível da vida desses animais em si, prejudica o município economicamente uma vez que o turismo de observação de aves é um negócio crescente em Ubatuba.
 
O colunista lembrou que os mamiferos silvestres também se assustam e fogem desorientados, de modo que muitos acabam sendo atropelados. Além disso, filhotes acabam se desgarrando antes de terem condições de sobreviver sozinhos.
 
Fluckiger destacou que os fogos barulhentos são um problema também para muitos seres humanos, sobretudo crianças, idosos e portadores de distúrbios como o autismo.
 
O vereador Reginaldo 'Bibi' afirmou que propôs a lei após ouvir a opinião de diversas pessoas e classificou a proposta como "iniciativa popular". O projeto segue agora para sanção do prefeito Maurício Moromizato (PT).
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal