A A A
Cão Pinpoo se muda para o Espírito Santo e recebe chip de identificação PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
28-Abr-2011
 
Dispositivo colocado abaixo da orelha armazena informações como nome, idade e vacinação

Guilherme Mergen
Chip foi colocado no cão na terça-feira, em Vitória Foto:Arquivo Pessoal
Chip foi colocado no cão na terça-feira, em Vitória Foto:Arquivo Pessoal
Exatamente 41 dias após reencontrar dona Nair Flores, o cão Pinpoo mudou radicalmente de vida. O cachorro que se tornou celebridade nacional depois de desaparecer no hangar do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, agora vive em Guarapari (ES), a 50 quilômetros de Vitória — 2 mil da capital gaúcha . Além de um novo lar, carrega abaixo da orelha direita um chip do tamanho de um grão de arroz.

Acompanhada por uma médica veterinária, a sequência de mudanças ocorreu em um único dia. Acomodado na mesma caixa de transporte que fugiu no início de março, Pinpoo deixou Porto Alegre às 12h45min da última terça-feira, em um voo da companhia TAM rumo a Vitória.

No aeroporto da capital capixaba, dona Nair o aguardava com uma representante da empresa que colocou o dispositivo no animal. O chip facilitará a identificação do cão caso volte a desaparecer — situação que Nair prefere nem imaginar.  

Na primeira viagem após o traumático extravio, o cachorro reagiu bem. Desembarcou em Vitória "rindo, com aquela expressão de felicidade no rosto", na descrição da dona Nair. Quem sofreu mesmo foi a proprietária. Ela viajou em outro voo, cerca de quatro horas antes.

— Ele chegou sem trauma, sem nada. Eu é que estava tensa, toda ansiosa — conta.

Além da mudança geográfica, Pinpoo está fisicamente diferente, na visão da aposentada. O cão de um ano, completado no último dia 17, está com pelos brancos sobre a cabeça e engordou 1,5 quilo — quando encontrado depois de 14 dias desaparecido, pesava oito quilos; atualmente, está com 9,5.

Para Nair, os fios brancos são consequência do estresse vivido enquanto estava distante dela.

— Meus cabelos ficaram ainda mais brancos com o sofrimento. E ele também ficou um pouco grisalho. Mas o importante é que agora está ainda mais bem tratado do que antes.

Se Pinpoo mudou-se definitivamente para Guarapari, dona Nair ainda não. No início de maio, ela retornará a Porto Alegre — sem o cão. Permanecerá na Capital até a primeira audiência na Justiça do processo que move contra a Gol pelo extravio do cachorro, ainda sem previsão de data. Até lá, o cachorro ficará na companhia de sua mãe biológica, a Bianca. A cachorra mora com a filha de Nair.

— É uma fase de adaptação. Pinpoo fica aqui com a minha filha. Ela mora ao lado do apartamento que vamos viver aqui. Nos próximos 10 dias, vamos ficar todos juntos. Assim, quando eu precisar voltar a Porto Alegre, ele já vai estar ambientado com a família da minha filha e não vai sentir tanto a minha falta — explica a aposentada.

Chip armazena até histórico de vacinação
 
Pinpoo carregará o chip sob a pele para o resto da vida. O dispositivo armazena informações como o nome, a idade, o histórico de vacinação, entre outras. Se o cão voltar a desaparecer, o aparelhinho evitará que dona Nair o confunda com outro animal semelhante, como ocorreu no episódio do Salgado Filho. Contudo, a tecnologia permite apenas a identificação, sem rastrear os passos do animal.

— No desespero, eu fiquei em dúvida quando me apresentaram cachorros semelhantes. Quase fizemos o DNA de um deles. O chip evita esses transtornos — justifica.

O dispositivo foi colocado sob a pele, na região do pescoço, abaixo da orelha. Uma espécie de agulha — idêntica à usada para coletar sangue — introduziu a tecnologia. Pinpoo não reagiu, segundo a sua dona.

— Não sentiu nada, nem se mexeu.

Aliás, a condição imposta por dona Nair era que Pinpoo não sofresse.

— Ele já sofreu demais. Agora é só felicidade no mar de Guarapari.
 

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3290344.xml

 

Saiba mais

...;ão Guilherme Mergen Exatamente 41 dias após reencontrar dona Nair Flores, o cão Pinpoo mudou radicalmente de vida. O cachorro que se tornou celebridade nacional depois de des...
28-Abr-2011

...rece em aeroporto de Porto Alegre (Noticias/ANIMAIS - BRASIL) Depois do sumiço do cão Pinpoo, agora donos buscam pelo felino Tody Do R7, com Rede Record Mais um animal de estima&cc...
27-Abr-2011

3. Gato desaparece em aeroporto de Porto Alegre
(Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
Depois do sumiço do cão Pinpoo, agora donos buscam pelo felino Tody Do R7, com Rede Record Mais um animal de estimação sumiu no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (R
24-Mar-2011

...cimento do seu cão de um hangar do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a aposentada reencontrou Pinpoo às 22h30min, em Porto Alegre. Quando três PMs do Batalhão de Avia&c...
17-Mar-2011

5. Dona recebe cão, mas diz que não é Pinpoo
(Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
...recebeu de funcionários do Aeroporto Salgado Filho, na noite de segunda-feira, não é Pinpoo, seu animal de estimação, desaparecido no dia 2 de março em Porto ...
15-Mar-2011

...mbarcar em um voo da Gol no início de março. Um animal que se parece muito com o cão Pinpoo, que desapareceu no aeroporto Salgado Filho no início de março, foi entre...
14-Mar-2011

...ao fim. Há dez dias, não consegue dormir com tranquilidade pela falta de notícias de Pinpoo. Tudo começou quando o cachorro de dez meses sumiu no Aeroporto Internacional Sa...
11-Mar-2011

...go', diz aposentada. Gol informou que apura o caso. Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo 'Pinpoo' é a mistura de pincher com poodle e fará 11 meses neste mês (F...
10-Mar-2011
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal