A A A
Cinco tartarugas são encontradas mortas em Praia Grande/SP PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Nov-2012
De A Tribuna On-line
Em um intervalo de apenas quatro horas, cinco tartarugas foram encontradas mortas em praias da Cidade, nesta terça-feira. Os animais estavam em adiantado estado de decomposição, dificultando a identificação da causa das mortes.

Os bichos foram encontrados nas praias da Aviação e do Forte, sendo que, neste último ponto, quatro deles foram encontrados por surfistas, próximo à costeira.

De acordo com a bióloga da Associação de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar), Bárbara Harrison Righett, foi possível apurar apenas que as cinco tartarugas eram fêmeas e da espécie Verde. “Duas delas apresentavam lixo no sistema digestivo, mas não em quantidade elevada, como costumamos ver. Mas é fato que o lixo e as redes de pesca são os principais fatores de morte destes animais.

O inspetor da Guarda Costeira, que integra a Guarda Civil de Praia Grande, Delfo Monsalvo, observou que Praia Grande é o único Município da região a contar com uma Guarda Costeira responsável pela coleta de informações sobre animais marinhos encontrados em suas praias. “Estes dados são passados para o Ibama e também para outras instituições, como a APA (Área de Proteção Ambiental) Marinha do Litoral Centro e o Gremar, que estudam as causas do aparecimento de certas espécies em nossa região e, principalmente, a causa das mortes.

Na última quarta-feira, uma tartaruga foi encontrada viva na praia do Paquetá
Na última quarta-feira, uma tartaruga foi encontrada viva na praia do Paquetá

Para a bióloga, este tipo de trabalho ajuda muito nas ações do Gremar, que realiza estudos para tentar descobrir as causas da mortandade e desenvolve ações para diminuir os índices. “O ideal seria que todas as cidades tivessem um monitoramento como o que é feito pela Guarda Costeira de Praia Grande para que pudéssemos fazer este acompanhamento”, declarou.

Somente este ano, a Guarda Costeira de Praia Grande contabilizou mais de 200 animais marinhos resgatados, entre tartarugas, aves e lobos marinhos, alguns ainda com vida. Caso os banhistas localizem animais marinhos pela extensão da praia podem acionar a Guarda Costeira pelo telefone 199.
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal