A A A
Consumidor quer produtos que respeitem o bem-estar animal PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Nov-2012
 
Cada vez mais exigentes, os consumidores têm demonstrado interesse em investir  em produtos nos quais todo o processo de produção seja realizado de acordo com as recomendações mínimas para garantir o bem-estar dos animais, mesmo que isso signifique mais custo. Um estudo realizado com cerca de 500 pessoas nas gôndolas de supermercado de Curitiba/PR, comprovou que, após visualização de fotos de diferentes sistemas de produção de aves, a importância dada ao bem-estar na decisão de compra aumentou em cinco vezes, passando a figurar entre as principais.

Inicialmente, os entrevistados eram convidados a listar as características com maior peso em sua decisão de compra (validade, preço, cor, odor etc). O bem-estar animal foi considerado pela minoria, em apenas 4% das respostas. Em seguida, foram mostradas imagens que, além das características da carne, também apresentavam os diferentes sistemas de produção: intensivo e semiintensivo, sendo que o segundo privilegia em maior grau o bem-estar animal. Novamente questionados, os mesmos entrevistados mudaram sua concepção e o atributo “bem-estar animal” passou a estar entre os três índices de maior importância, com 24%, precedido apenas por preço (34%) e tipo de carne (27%). Na simulação de mercado, 71% dos consumidores pagariam mais por produtos com certificação de bem-estar animal e carne firme e rosa, constatou o estudo.

A pesquisa, orientada pela Médica Veterinária Carla Molento, membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), constatou que se o consumidor tiver conhecimento sobre o sistema de criação de animais, ele terá outra percepção de valor sobre o produto e poderá pagar mais por isso. Essa tendência de mercado também é comprovada em outros trabalhos nacionais e internacionais. O produtor e a indústria precisam estar atentos e se antecipar a essa nova demanda da sociedade.

Novas tecnologias - Com o intuito de discutir essas e outras questões de interesse da cadeia produtiva e bem-estar animal, o Conselho Federal de Medicina Veterinária realiza o V Encontro de Ética e Bem-estar Animal em Florianópolis/SC, nesta quinta-feira, 22 de novembro.

Dentre as apresentações, está programada uma mesa redonda que debaterá especificamente a relação entre o bem-estar animal e as certificações de produtos. “Além dos produtores, os Médicos Veterinários e Zootecnistas devem se preocupar, pois a certificação é um mercado de trabalho que se abre, motivado pela preocupação do consumidor”, avalia o Presidente da Comissão de Ética Bioética e Bem-estar Animal do CFMV, Alberto Neves Costa. Ele explica que há um crescimento do consumidor consciente que se interessa pelos sistemas de produção e pela segurança alimentar.

O evento discutirá ainda o Bem-estar Animal na Produção; Ética e Métodos Substitutivos ao uso de animais no ensino e Pesquisa; e o Controle da Dor, Eutanásia e Abate em animais. A quinta edição do evento encerra um ciclo de palestras realizado em todas as regiões brasileiras.

Serviço:
V Encontro de Ética e Bem-Estar Animal
 22 de novembro de 2012
Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) – Rodovia Admar Gonzaga, 1347, Itacorubi, Florianópolis, SC
Mais informações: www.cfmv.gov.br
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal