A A A
Demitido do cargo após operação da PF, ex-chefe do Ibama diz ter consciência tranquila PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Out-2011
 
David Lourenço diz que tem a consciência tranquila - Foto: Deurico/Capital News
David Lourenço diz que tem a consciência tranquila - Foto: Deurico/Capital News
O superintendente regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), David Lourenço, anunciou agora há pouco que foi exonerado do cargo pelo presidente nacional do órgão, Curt Trennepohl.

A superintendência regional do Ibama e ele próprio estão sob investigação da Polícia Federal que apura criação, matança e venda de animais em cativeiro na Operação Caíman.

Servidores do Ibama estariam envolvidos nas irregularidades.

Contudo, ele afirma considerar que sua exoneração seja uma atitude de praxe visto que o órgão passa por investigações.

Lourenço concedeu entrevista na sede regional do PT partido ao qual é filiado e que o indicou para chefiar o Ibama.

Além de fazer varredura na sede do órgão, a PF revistou também a casa do superintendente no dia 7 de outubro, em busca de provas das irregularidades.

“Minha consciência está tranqüila”, disse hoje na sede do PT. Ele afirma que quando soube do abate irregular de jacarés puniu os envolvidos aplicando multas.

Além de exonerar o superintendente, o comando nacional do Ibama deverá examinar o órgão regional internamente.

As investigações começaram em agosto passado quando a filha de um servidor do Ibama foi presa em flagrante transportando cerca de 100 jacarés abatidos e carne do animal dentro de isopores.

O pai da jovem era responsável pela atividade de controle e fiscalização de licenças ambientais do órgão.

A polícia esteve na fazenda do servidor. O local funcionava como pousada e mantedora de um criadouro de jacaré. Ele recebeu uma multa no valor de R$ 300 mil.

Lourenço que comandou o Ibama por três anos e sete meses agora tem 30 dias para se apresentar ao cargo de origem. Ele é servidor concursado da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

O ex-superintendente ainda não sabe quem irá substituí-lo no cargo. Porém, acredita-se que o PT é quem deve indicar o novo chefe do órgão.

Hoje, ele disse aos jornalistas que seu nome continua cotado para ocupar outro cargo federal. Uma possibilidade seria o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) hoje chefiado por Celso Cestari.

Fonte: Valdelice Bonifácio e Alessandra Carvalho - Capital News (www.capitalnews.com.br)

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=221198&ed=Geral&cat=Geral



Superintendente cai por suposto envolvimento no comércio de jacarés

 
TARYNE ZOTTINO

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (17), o superintendente do Ibama, David Lourenço, anunciou sua demissão.

De acordo com Lourenço, o presidente do orgão, Curt Trennepohl, comunicou na última sexta-feira (14) que ele estava sendo afastado do cargo em decorrência das investigações de suposto envolvimento no comércio de jacarés.

Caso

A Polícia Federal deflagrou no último dia 7 de outubro, a Operação Caíman, que promoveu a coleta de provas para as investigações que apuram a venda de animais silvestres nativos da região pantaneira, em especial, o jacaré.

De acordo com a polícia, a prática irregular contava com o envolvimento de funcionários do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac).

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/investigado-por-suposto-envolvimento-no-comercio-de-jacares_128677/
 


 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal