A A A
Embate marca primera audiência sobre mortes em rodeio de Jaguariúna (SP) PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
01-Fev-2012
 
Justiça ouviu acusação e defesa sobre a morte de quatro pessoas pisoteadas após um tumulto na arena em maio de 2009

Fábio Gallacci - DA AGÊNCIA ANHANGUERA        
A primeira audiência na Justiça sobre a morte de quatro pessoas pisoteadas após um tumulto na arena do Jaguariúna Rodeo Festival, em maio de 2009, foi marcada pelo embate entre os peritos da acusação e o profissional contratado pela defesa, o professor Ricardo Molina.

Quatro testemunhas de acusação também foram ouvidas pela juíza Ana Paula Colabono Arias, da 2ª Vara Judicial. As cinco testemunhas de defesa, entre elas o ex-prefeito da cidade Tarcísio Cleto Chiavegato e o ex-vice-prefeito Dimas Lúcio Pires, foram dispensadas para serem chamadas novamente em um outro momento do processo. Mais oito oitivas estão marcadas sobre o caso em diversas cidades nos próximos meses, entres elas Campinas, Paulínia e Itapecerica da Serra.

Quem acusa os organizadores como responsáveis pela tragédia aponta que não haviam saídas de emergência suficientes, que não existia um controle absoluto do número de espectadores pela equipe de segurança e que supostamente havia uma lotação acima do permitido na noite do fato.

Molina, por sua vez, afirmou que toda a estrutura já havia sido aprovada pelas autoridades competentes antes do evento abrir suas portas naquele ano e que todos os itens de segurança foram respeitados, como a existência de cinco saídas de emergência com mais de quatro metros de largura cada e placas indicativas visíveis.

Para o perito, a tragédia foi provocada por um fato isolado, que não teve qualquer relação com a estrutura do evento. 'Desde o começo, a questão está sendo tratada de forma equivocada. Não havia nada de irregular na questão da segurança do local. O que houve foi uma briga, que gerou pânico e o que chamamos de um efeito de manada. Não se tratou de uma evacuação em massa em um local onde não havia saídas suficientes, mas de uma fatalidade em que 99% das pessoas que estavam ali nem perceberam', disse.

Mortos

Além de organizador do evento, o Ministério Público (MP) acusou o engenheiro civil Flávio Paoliello Machado de Souza, responsável pelo projeto de prevenção e combate a incêndios do evento, e a engenheira Maria Carolina da Silva Winkler, que assinou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da festa, por homicídio culposo (sem intenção de matar) e lesão corporal.

Eles teriam agido, de acordo com a Promotoria, com imprudência e negligência, provocando a morte dos jovens Vivian Montagner Contrera, Giovana Peretti, Andréa Paola Machado de Carvalho e Ariel Foroni Avelar. Outras 11 pessoas ficaram feridas.
 

http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/115451/2012/01/31/embate-marca-primera-audiencia-sobre-mortes-em-rodeio.html

Leia mais

10-Mai-2011

2. Rodeio: investigação volta à polícia em Jaguariúna/SP
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
02-Dez-2010

3. MP pede indiciamento por homicídio de organizador do rodeio
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
05-Nov-2010

10-Mai-2010

5. TJ derruba liminar e libera rodeio em Jaguariúna
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
06-Mai-2010

6. Jaguariuna/SP: Justiça mantém suspensão de rodeio
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
05-Mai-2010

05-Mai-2010

8. MP consegue liminar que barra rodeio de Jaguariúna/SP
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
03-Mai-2010

02-Mai-2010
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal