A A A
Estudiosos da Europa visitam Sertão para discutir preservação de jumentos PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Set-2014
 
Encontros acontecem na segunda (29) e terça (30) na Univasf.
Objetivo é desenvolver atividades conjuntas de extensão e pesquisa.

Carol Souza - Do G1 Petrolina

Jumentos recolhidos em estradas pernambucanas são levados ao Parque Ecológico (Foto: Odacy Amorim/ Arquivo pessoal)

Alternativas de preservação dos asininos, animais popularmente conhecidos como jumentos, serão discutidas durante encontro promovido na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Petrolina, Sertão pernambucano. A reunião, que será realizada nesta segunda (29) e terça-feira (30) contará com a participação de estudiosos de instituições da Inglaterra e de Portugal.

Segundo a professora da Univasf, Adriana Gradela, o objetivo do encontro é desenvolver atividades conjuntas de extensão e pesquisa, visando a preservação desses animais. A programação começa às 8h30 da segunda com uma reunião com o Dr. João Rodrigues da 'Faculty of Veterinary Medicine' e da 'University Lusofona de Humanidades e Tecnologias' em Lisboa, Portugal; Dr. Kevin Brown do 'The Donkey Sanctuary' na Inglaterra; o Dr. Hélio Cordeiro Manso Filho da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); além de representantes da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (ADAGRO-PE).

O grupo também fará uma visita ao campus de Ciências Agrárias da Univasf e ao Parque dos Jumentos, local criado em Petrolina para preservação dos jumentos. “Vamos discutir as alternativas para preservar esses animais que embora a gente veja com muita frequência, é um patrimônio da nossa região. Além disso, pouco se conhece do patrimônio genético”, justificou  Adriana Gradela.

Sobre o Projeto Carroceiro

A professora da Univasf Adriana Gradela também é coordenadora do projeto de extensão Carroceiro. A iniciativa também será compartilhada durante o encontro de estudiosos realizado na segunda e terça-feira. O projeto trabalha para garantir o bem-estar para os animais de tração utilizados nas cidades de Petrolina, Juazeiro, na Bahia, entre outros municípios do Vale do São Francisco.

Entre as atividades o grupo de alunos de Medicina Veterinária visita as feiras livres, cadastrando e orientando os carroceiros quando as recomendações do trato com os animais de tração. Além disso, os animais são examinados clinicamente e recebem vacinas.

O projeto também promove cursos para universitários e veterinários e atividades dentro de escolas para passar informações sobre os cuidados com esses animais. Para outras informações sobre a iniciativa, basta entrar em contato através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal