A A A
Festa cultural será promovida na Grande Florianópolis para tentar impedir a farra do boi PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
02-Abr-2011
 
O evento terá shows musicais, gastronomia, ações de lazer e esporte e será sem animais
Diogo Vargas
O anúncio saiu nesta sexta à tarde no comando-geral da Polícia Militar - Foto:  Daniel Conzi  /  Agencia RBS
O anúncio saiu nesta sexta à tarde no comando-geral da Polícia Militar - Foto:  Daniel Conzi  /  Agencia RBS
 
Uma festa cultural durante quatro dias na semana santa para tentar impedir a farra do boi. O evento está previsto para acontecer em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. A cidade tradicionalmente tem a maior incidência de casos e, com a Capital, concentra 80% das ocorrências registradas nesta época do ano em Santa Catarina.

O anúncio saiu nesta sexta-feira à tarde no comando-geral da Polícia Militar, em Florianópolis, durante reunião sobre ações preventivas contra a farra do boi. Os promotores de Justiça Luis Eduardo Couto de Oliveira Souto e João Carlos Linhares Silveira acompanharam o encontro.

O prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Soares (PMDB), se comprometeu a realizar a festa popular como forma de mudar o foco da população local que historicamente defende a prática com o boi, a qual é ilegal.

A festa terá shows musicais, gastronomia, ações de lazer e esporte e será sem animais. O prefeito estima gastar até R$ 50 mil e disse que terá apoio do governo do Estado com a Secretaria de Turismo. Entre 2006 e 2007, Anísio tentou regulamentar a farra do boi na cidade com lei municipal, mas ela acabou sendo declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de SC por 15 votos contrários e seis a favor.

— A minha intenção sempre foi a de organizá-la, protegendo o animal, dando segurança e impedindo abusos. Mas não conseguimos convencer as entidades — disse o prefeito reclamando de oportunistas que atuam na cidade na semana santa comercializando álcool e drogas.

Ainda em prevenção, a PM, o Ministério Público e outras instituições realizaram concurso de redação sobre como evitar a farra do boi nas escolas de Governador Celso Ramos e Florianópolis. Mais de mil crianças entre nove e 12 anos participaram. Palestras também foram dadas.

Na Capital, ficou definido envolvimento comunitário numa "farra do chocolate" nos bairros Ingleses e Rio Vermelho (Norte da Ilha), quando haverá distribuição de chocolates arrecadados.

O comandante-geral da PM em SC, coronel Nazareno Marcineiro, disse que também haverá ação de repressão contra a farra. Em Governador Celso Ramos, uma das medidas previstas será o envio do batalhão de Choque da PM para fazer barreiras e tentar impedir a ação dos farristas.

Vencedores

Veja quem são os vencedores do concurso de redação sobre a farra do boi:

::Governador Celso Ramos
Karoliny Zeferino dos Santos (4º ano) - Escola Aderbal Ramos da Silva
Priscila Custódio (5º ano) - Escola Abel Capela

::Florianópolis
Amanda Saito (4º ano) - Escola Intendente José Fernandes
Maria Eduardo Martins Filomeno (5º ano) - Escola de Muquém)
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,0,3260640,Uma-festa-cultural-sera-promovida-na-Grande-Florianopolis-para-tentar-impedir-a-farra-do-boi.html

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal