A A A
Governador Celso Ramos/SC - Farra sem boi - Três dia de "festa"' PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
26-Abr-2011
 
Com forte presença da elite da Polícia Militar, os poucos animais que apareceram foram logo resgatados. Mas os milhares de farristas que estavam em Governador Celso Ramos não pararam. Foram noite adentro com som alto, bebida, algumas brigas e muito desrespeito às leis de trânsito. Foi o que constatou uma equipe do DC, que ficou três dias e três noites na cidade com a maior incidência de farra em SC.

No meio da multidão que abarrotara a avenida do Canal, a principal do Bairro Ganchos, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, alguém rasga o potente som do carro.

Um pagode fica audível a dezenas de metros de distância. Antes do término da música, cerca de 20 “homens da lei” cercam o veículo e obrigam o dono a baixar o volume. Começa um bate-boca, que se transforma em chutes e soco.

– Tem que respeitar, caramba. A lei aqui é a nossa - esbraveja um gancheiro, como os nativos se autodenominam.

Esse foi apenas uma das cenas que uma equipe do Diário Catarinense flagrou nos três dias em que viveu na comunidade. Os repórteres passaram especialmente as madrugadas acompanhando a movimentação das milhares de pessoas que passavam pelo local. As imagens foram captadas com uma câmera escondida. Mesmo fotografias com máquinas amadoras eram rapidamente repreendidas pelos próprios farristas.

Este ano, os responsáveis pela farra do boi no principal reduto da prática ilegal em Santa Catarina deram nome ao grupo fomentador da festa, a Nação Gancheira. Para tentar diminuir a imagem negativa da farra e resgatar o apoio da comunidade, a nação impôs duas regras, estampadas em enormes faixas nas duas entradas da avenida do Canal: Após a 1h, é proibido o uso de motos com escapamento aberto e som automotivo.

De acordo com o aviso, quem descumprir as regras será punido a pedradas. O aviso foi retirado da faixa na sexta-feira.

E o boi na farra? Pela primeira vez em décadas, a polícia conseguiu sufocar a prática em Governador Celso Ramos. A madrugada de sexta-feira, o dia “D” para os farristas, passou em branco em Ganchos. De hora em hora, circulava a informação de que ocorreria uma soltura. “Cadê o boi?” ouvia-se em cada grupo reunido. “A polícia está em cima”, alguém respondia.

Entre a noite de quinta-feira e a madrugada de domingo da Semana Santa, a festa seguiu a vontade dos farristas, muitos visivelmente embriagados. O Uno branco tocando sertanejo recebeu chutes por causa do som nem tão alto assim. O homem dirigindo uma moto modelo cross, com escapamento de fábrica um pouco mais barulhento, levou tapas no capacete.

Para coibir a farra, o comando geral da PM enviou a força máxima da segurança ostensiva de Santa Catarina, o Batalhão de Operação Especiais (Bope) e a Tropa de Choque. Sob vaias e ouvindo berros vociferando “porcos”, os comboios da PM cruzavam bairros da cidade para intimidar os farristas, mas nenhuma viatura ficou nos locais movimentados para manter a ordem.

– Um policial tem que ter coragem para ficar por aqui. Faz muito tempo que não deixam um no período de farras – disse uma moradora.

Sem fiscalização, centenas de motociclistas aproveitaram para se exibir sem capacete, andar com quatro pessoas no veículo, beber enquanto pilotavam, fazer manobras, empinar, e dar o controle da moto a adolescentes.

Bares e mercados que deveriam funcionar só até a 1h, segundo lei municipal, vararam a madrugada abertos. Quando o comboio da Polícia Militar passava novamente,os donos dos estabelecimentos corriam para fechar o comércio. E Reabriam minutos depois.
PEDRO ROCKENBACH, RENAN KOERICH E DIEGO MADRUGA | GOVERNADOR CELSO RAMOS
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3286473.xml&template=3898.dwt&edition=16974&section=213

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal