A A A
Ibama e PRF estouram ponto de tráfico de animais em CG e apreende 238 aves PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Ago-2012
 

O Ibama e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram na manhã de ontem a Operação Voo Livre, na feira livre da Prata, em Campina Grande. Foram apreendidas 238 aves silvestres, que eram comercializadas ilegalmente na feira livre ou estavam em cativeiros. Treze pessoas envolvidas nos ilícitos foram conduzidas à Delegacia, e qualificadas. Segundo informações levantadas pela equipe, os animais eram trazidos das regiões do Sertão e Cariri para serem comercializados em Campina Grande.

A operação atendeu denúncias da sociedade campinense, que pediam providências do órgão ambiental para acabar com o tráfico de animais na feira da Prata. O Ibama e a PRF realizaram levantamento prévio antes de deflagrar a operação, para identificar os responsáveis pelo comércio ilegal de animais, o que garantiu o sucesso da ação.

As aves apreendidas, entre elas algumas de espécies ameaçadas de extinção, como o pintassilgo e a jandaia, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas) em Cabedelo, onde recebem cuidados e permanecem em quarentena, para que seja avaliado se apresentam condições de retornar aos seus habitats.

Após apreender 219 animais expostos à venda na feira, as equipes de fiscalização se dirigiram às residências dos envolvidos, onde encontraram mais 19 animais silvestres em cativeiros. As multas aplicadas pelo Ibama somaram R$ 81 mil. Além das sanções administrativas apontadas pelo Ibama, os autuados devem responder na justiça por crime ambiental e receptação qualificada.

Segundo o chefe da fiscalização do Ibama na Paraíba, Rodrigo Escarião,?o apoio da população é fundamental para combater os crimes contra a fauna, quando as informações das denúncias são trabalhadas pelos setores de inteligência dos órgãos parceiros e o planejamento é bem feito, temos ações como esta, de grande efetividade?

No sábado, a equipe realizou fiscalização de caça nos municípios de Sumé e Barra de Santa Rosa, nas qual foram apreendidas quatro espingardas, sendo três de fabricação caseira e uma calibre 32, além de dois mocós-do-mato abatidos.

O cidadão interessado em denunciar crimes ambientais pode utilizar a Linha Verde do Ibama, pelo telefone 0800 61 8080. A Operação Voo Livre faz parte do Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental do Ibama (Pnapa).
 
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal