A A A
Ivinhema/MS: Leão aguarda autorização para ser levado a SP PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
28-Jul-2011
 
Leão de 12 anos aguarda liberação do Ibama de São Paulo para ir para novo lar - Foto: Paula Mochel/Ibama
Leão de 12 anos aguarda liberação do Ibama de São Paulo para ir para novo lar - Foto: Paula Mochel/Ibama
Simba, um leão de 12 anos, aguarda desde 2006 um destino novo para morar. O zoológico de Ivinhema, onde Simba morava, foi interditado por não ter condições de segurança, saúde e higiene, tanto para os freqüentadores quanto para os animais. Em breve Simba irá habitar terras paulistas.

“O zoológico estava fora dos padrões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Na época foi dado um prazo para o estabelecimento se adequar, o que nunca foi feito. Desde então temos procurado um local para destinar os animais”, informa a coordenadora do setor de fauna do Ibama/MS, Paula Mochel.

Paula conta que após Simba perder, no ano passado, a leoa com quem vivia, ficou sendo o único animal que faltava para ter um novo lar. “Nos últimos anos recolhemos todos os animais silvestres, jaguatirica, veado, jacaré e aves silvestres e destinados para outros lugares”, diz a coordenadora.

Desde que o zoológico de Ivinhema fechou o Ibama tem buscado um lugar para Simba, porém, nenhum outro zoológico tinha espaço e recurso para recolher o leão. “Há 10 dias apareceu na imprensa uma reportagem sobre o abandono do leão, a partir disso pessoas ficaram com pena do animal e começaram a se mobilizar e até criaram uma comunidade em um site de relacionamentos em busca de ajuda para Simba”, diz Paula.

O local destinado para Simba está localizado em Cotia (SP), lá, no mantenedouro de fauna, o animal não pode ser reproduzido nem exposto à população. “Uma pessoa entrou em contato e de dispôs a colher o leão. Pela internet as pessoas estão fazendo arrecadação para patrocinar a ída do leão para Cotia. Já conseguiram um caminhão para fazer o transporte de Ivinhema até São Paulo”, informa.

Não há uma previsão de quando o animal será levado para Cotia. O Ibama está dependendo de uma autorização do Ibama de São Paulo, pois, para encaminhamos o animal de Mato Grosso do Sul para outro estado é necessário ter a autorização do estado que vai receber o animal.

O estado de saúde do leão é bom. Simba está sendo cuidado por um zelador mantido pela prefeitura e se alimenta cinco quilos de carne por dia, três vezes na semana.

Fonte: Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br )
 

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=216673&ed=Meio%20Ambiente&cat=Not%C3%ADcias

Saiba mais

  Internauta de Portugal ajudou a fundar uma comunidade de apoio ao leão. Mudança do Simba depende do Ibama e de apoio para pagar o transporte. Ricardo Campos Jr - Do G1 MS O cas
21-Jul-2011

Animal ficou depressivo depois da morte da companheira O leão Simba, que há seis anos vive em um zoológico desativado em Ivinhema, a 200 quilômetros de Campo Grande, pod
21-Jul-2011
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal