A A A
Juiz afasta prefeito de Santa Cruz do Arari acusado de maus-tratos contra animais, diz MP PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Jun-2013
 
Segundo MP, gestor foi afastado para não influenciar investigação.
Prefeito é acusado de ter mandado capturar cães no município.

Do G1 PA
Cães teriam sido caçados a mando do prefeito em Santa Cruz do Arari (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Cães teriam sido caçados a mando do prefeito em Santa Cruz do Arari (Foto: Reprodução/TV Liberal)
O juiz da comarca de Soure, na ilha do Marajó, decidiu afastar por 90 dias o prefeito de Santa Cruz do Arari, Marcelo Pamplona (PT). Ele é acusado de maus tratos a animais por ter mandado capturar cães e cadelas do município. Os animais foram exilados em um local sem assistência. Segundo denúncias da população, alguns dos cachorros teriam sido mortos. A informação é do Ministério Público do Estado.

Segundo o MP, a medida cautelar foi baseada no inquérito civil instaurado pela promotoria. A alegação do Ministério Público é que o prefeito poderia utilizar seu poder político para influenciar a apuração do caso, dificultando a apuração dos fatos. Cabe recurso.

Entenda o caso

A população de Santa Cruz do Arari, na Ilha do Marajó, denunciou no começo do mês de junho que a prefeitura estaria pagando pela caça de cães e cadelas, e os animais apreendidos seriam mortos. O prefeito reconhece que fez a captura dos cachorros, mas nega que tenha matado os animais: segundo ele, os bichos foram levados para a zona rual do município, já que estariam causando a proliferação de doenças na cidade.

A ação foi condenada por veterinários, que consideraram a medida exagerada e desnecessária para o controle de pragas. A sociedade civil se mostrou indignada diante da postura do prefeito, e iniciou uma série de manifestações nas redes sociais, além de um protesto em Belem que contou com a presença de atores da Rede Globo.  Os cães que haviam sido enviados para a zona rural foram resgatados por uma Ong de defesa dos animais e trazidos para Belém.
 
 

 

Saiba Mais

...uno Gagliasso e Giovanna Ewbank estiveram na capital. Caminhada foi em prol de cães resgatados emSanta Cruz do Arari. Ingrid Bico - Do G1 PA Várias pessoas participaram neste dom...
09-Jun-2013

...tornos, diz prefeito. Gil Sóter* - Do G1 PA Uma medida de saneamento adotada pelo prefeito de Santa Cruz doArari, no arquipélago do Marajó, no Pará, provocou pol&ecirc...
05-Jun-2013
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal