A A A
Justiça manda UEM libertar cães da raça beagle usados em pesquisa PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
27-Jul-2012
 
Na quinta-feira (26) eles foram entregues a entidade protetora de animais.
Experimentos foram suspensos após denúncia que cães eram mal tratados.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Maringá
ImageA Justiça determinou que os seis cães da raça beagle e três vira-latas que eram usados para experimentos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) fossem libertados do canil da universidade. A decisão da 5ª Vara Cível de Maringá é de quinta-feira (26) e na noite do mesmo dia eles foram entregues a entidade protetora Anjos dos Animais. O uso de animais em experimentos também foi proibido.

Na manhã desta sexta-feira (27), muitas famílias foram visitar os cães com a intenção de adotá-los. A ONG vai fazer uma seleção das famílias que poderão adotar os beagles. Por enquanto, eles vão continuar na instituição e depois de passarem por exames de saúde poderão ir para um novo lar.
Mariana Terra, de sete anos, é uma das candidatas a ficar com um cãozinho e está ansiosa. "Ontem ela já fez uma lista de nomes e o escollhido foi Tody", contou o irmão dela, André Rodrigues. Afagando o beagle, a menina disse: "Ele é bem calminho assim. Eu, meu irmão e a minha mãe vamos cuidar bem dele".
Segundo a presidente da ONG, Eloisa Murta, os cães estão muito felizes. "Eles estão alucinados, Correndo pra tudo quanto é lado, cheirando tudo, estão felizes da vida", contou. Eles devem continuar na ONG por pelo menos mais três semanas e então poderão ser levados.
Uma das tratadoras de animais da entidade faz uma orientação aos interessados nos cachorros. "Eu quero fazer um apelo para a comunidade que não se interesse só pelos beagles, porque existem três cachorros, sem raça definida, que também estavam presos no biotério e também precisam de adoção", reforça.

Relembre o caso
Em outubro do ano passado, o Ministério Público (MP) apresentou à Justiça uma ação civil pública na tentativa de impedir a UEM de utilizar os cães da raça beagle nas aulas do curso de odontologia.

De acordo com o MP, os animais eram vítimas de maus-tratos, mantidos em condições precárias de higiene e utilizados em experimentos odontológicos dolorosos, sem anestesia adequada.

Após a denúncia do MP, ainda em outubro, a Justiça determinou por liminar a suspensão dos experimentos realizados com cães da raça beagle, mas os cães continuaram presos no canil da UEM. A decisão impedia também quaisquer outras pesquisas com animais. O caso chegou ao MP através de abaixo-assinado com cerca de seis mil assinaturas.

Em janeiro deste ano, o processo foi julgado e foi mantida a liminar de outubro.
 
 
 

Saiba mais

1. ONG resgata beagles usados em pesquisa na UEM
(Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
...es recolhidos, alguns serão levados por Angela para adoção em Londrina.   http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/588376/ong-resgata-beagles-usados-em-pesquisa-na-uem/ &n...
26-Jul-2012

fonte: http://prod.midiaindependente.org/pt /blue/2010/08/476240.shtml Proteste: uso de (cães) Beagles para experimentação na Universidade de Maringá Por Liberta&cced
25-Ago-2010

3. TJ-PR mantém a suspensão de pesquisas da UEM com cães
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
10-Jan-2012

4. UEM recorre para voltar a usar cães em pesquisas
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
10-Dez-2011

28-Out-2011

26-Out-2011

22-Out-2011

21-Out-2011
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal