A A A
Maceió: Câmera flagra homem abandonando Dalmata amarrado em lixeiro, animal muito idosa morreu PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Jun-2012

Animal foi recolhida pelo GVAM, mas com saúde debilitada e muito idosa, não conseguiu se recuperar e faleceu dias depois

Jessica Pacheco


Câmera de segurança flagrou o crime no dia 27 de maio no Mercado, em Maceió, próximo a Estação de Trem


“Ela passou 5 horas esperando que o dono voltasse para lhe buscar, coisa que não aconteceu”. Nesta terça-feira (5), o Grupo Vida Animal de Maceió (GVAM) divulgou um vídeo em que flagra o momento em que o dono de uma cadela Dalmata a abandona amarrada em um lixeiro, nas imediações do Mercado da Produção, próximo a Estação do Trem.

O abandono foi registrado no dia 27 de Maio e foi filmado por uma câmera de segurança de uma loja nas imediações. Populares perceberam que o dono não iria volta e pediu ajuda do GVAM. Segundo a câmera de segurança, até o momento em que o GVAM chegou, foram exatamente cinco horas de espera.

A voluntária Mayara Esteves foi quem realizou o resgate. No vídeo da para perceber que o animal ainda esperava pelo dono e a voluntária teve que ganhar a confiança do animal para poder resgatá-lo.

Segundo o GVAM, a cadela estava bastante debilitada e aparentemente era idosa e esses podem ser os motivos que levaram o dono a abandoná-la.

“Era visível que ela já tinha parido muita vezes e talvez por não servir mais há descartaram”, divulgou GVAM. “Animais de raça sofrem muito nas mãos de donos mercenários, pois só eles só pensam no dinheiro que os animais lhes dão”, disse enfurecida a coordenadora da ONG, Luceli Mergulhão.

O animal foi encaminhado a uma clínica veterinária e apesar de todos os esforços do médico veterinário e do próprio GVAM, o animal não resistiu e veio a falacer.

“Gostaria que esse vídeo fosse visto por muitos e talvez assim possamos chamar atenção e mobilizar cada vez mais as pessoas de bem a ajudar a causa em prol dos animais”, disse Luceli.

Vale ressaltar que de acordo com o artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98,"Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos ", abandonar ainda não está enquadrado nessa questão, mas a reforma do Código Penal, além de endurecer a lesgilação já existente, mudando de contravenção penal para crime atos de violência contra os animais, também torna abandono maus tratos.

Hoje, praticar abuso ou maltratar animais é considerado uma contravenção penal, punida com pena de três meses a um ano de prisão. Pela proposta da comissão, o comportamento passa a ser crime, punido com um a quatro anos de prisão.

“Se essa lei for realmente aprovada, vai ser uma benção para todos que lutam em defesa dos animais”, finalizou Luceli.

 http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/06/05/maceio-camera-flagra-homem-abandonando-dalmata-amarrado-em-lixeiro-animal-muito-idosa-morreu

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal