A A A
Mais de cem cobras são encontradas durante limpeza do lago Bolonha em Belém/PA PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Abr-2013
 
Cobras de 15 espécies foram encontradas no local.
Operação de limpeza do lago que abastece Belém já dura três meses.

Do G1 PA
Image

Mais de cem cobras, de 15 espécies diferentes, foram encontradas durante a limpeza do lago Bolonha, no Parque Estadual do Utinga (Peut), em Belém. O manancial é responsável, em conjunto com o Água Preta, pelo abastecimento de 70% das moradias da Grande Belém e alguns bairros de Ananindeua.

Cobras foram remanejadas para outro local do Parque Utinga. (Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará)
Cobras foram remanejadas para outro local do Parque Utinga. (Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará)
O trabalho de limpeza do lago ocorre há três meses e, segundo Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), já está com 70% de sua área limpa.

Nesse tipo de ambiente também é comum se encontrar serpentes. Segundo Márcio Cunha, dono da empresa que realiza a limpeza do lago, quando um trabalhador se depara com o animal, eles utilizam redes pequenas para capturar as cobras e soltá-las em outros pontos do lago.

De acordo com a Sema, 90%  dos animais encontrados, entre répteis e anfíbios, puderam retornar ao habitat. Na contagem final, descobriu-se que 55% deles eram formados por serpentes. Durante a captura, houve baixo número de animais mortos, apenas 9%. A quantidade de insetos encontrada não foi registrada.

Trabalhadores equipados com roçadeiras estão retirando a parte de cima das macrófitas (plantas aquáticas) mais altas. Estas, em especial, são mais difíceis de se alcançar as raízes. Além do mais, suas fibras chegam a ser cortantes e possuem grandes quantidades de formigas, o que dificulta ainda mais os trabalhos.

Lago Bolonha passa por processo d elimpeza há três meses. (Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará)
Lago Bolonha passa por processo d elimpeza há três meses. (Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará)

Segundo o Gestor de Produção de Água da Cosanpa, Tomas Han, posteriormente à limpeza será feita uma batimetria, que consiste na medição da profundidade do lago. “Essa ação vai possibilitar que consigamos, por exemplo, medir o volume de água comportado pelos lagos Bolonha e Água Preta", explica. A limpeza dos lagos Bolonha e Água Preta está prevista para encerrar no final do mês de maio.
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal