A A A
Maringá/PR: MP cobra detalhes sobre pesquisas utilizando cães beagle PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
26-Mai-2011
Carla Guedes

A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente encaminhou nesta semana um ofício para a reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) pedindo informações sobre as experiências de implantes dentários que utilizam cães da raça beagle.

No ofício, o promotor José Lafaieti Barbosa Tourinho informa que a instituição tem o dever de passar detalhes da pesquisa e informar se há meios alternativos ao uso dos animais.

A suspensão das experiências já havia sido pedida em março pelo então promotor Manoel Ilecir Heckert. A justificativa é que a UEM não apontou a existência de meios alternativos ao uso de animais vivos no experimento.

"A resposta que a UEM nos deu até agora foi muito genérica", afirma Tourinho. "Simplesmente diz que estão usando animais para uma pesquisa de implantes dentários e que depois de algum tempo eles são mortos."
O motivo das respostas evasivas da instituição, segundo o Ministério Público, está em um decreto que determina sigilo sobre os experimentos.
Tourinho contesta e afirma que o próprio texto do decreto avisa que o segredo pode ser quebrado por interesse particular e público.

"E me parece que o meio ambiente é um interesse público, principalmente quando há milhares de pessoas inscritas em um abaixo-assinado querendo saber o que a UEM está fazendo no Departamento de Odontologia."

A Promotoria também quer saber se a Vigilância Sanitária do município fiscaliza as instalações do Biotério da UEM e se o local tem licenciamento ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A universidade informou, pela assessoria de comunicação, que a procuradoria da instituição encaminhou o pedido para o Departamento de Odontologia, que tem até o dia 31 de maio para dar informações sobre o experimento. Em seguida, os esclarecimentos serão enviados à Promotoria do Meio Ambiente.
 

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/422348/mp-cobra-detalhes-sobre-pesquisa/

Saiba mais

 

1. OAB-PR quer fim do uso de cães
(Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
Carla Guedes    A Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) quer o fim das experiências com implantes dentários em cães
21-Mai-2011

fonte: http://prod.midiaindependente.org/pt /blue/2010/08/476240.shtml Proteste: uso de (cães) Beagles para experimentação na Universidade de Maringá Por Liberta&cced
25-Ago-2010

3. Maringá/PR: Promotoria quer o fim das pesquisas com cães
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
23-Mar-2011

 

 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal