A A A
Menino de 9 anos pega bote para salvar cães ilhados em Itajaí, SC PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
12-Set-2011
 
Na cidade, água ‘engoliu’ casas e alagou bairros inteiros.
Dois cachorros estavam presos em casa que ficou isolada.

Rosanne D'Agostino - Do G1, em Blumenau (SC)
Gustavo Henrique Morelli, 9, salvou seus dois cães da enchente (Foto: Rosanne D'Agostino)
Gustavo Henrique Morelli, 9, salvou seus dois cães da enchente (Foto: Rosanne D'Agostino)
“Alegria.” É como define Gustavo Henrique Morelli, de nove anos, o que sentiu quando reencontrou seus dois cachorrinhos, Simba e Pink, depois de pegar um bote para resgatá-los na casa onde mora, que ficou isolada em um dos bairros de Itajaí, Santa Catarina, em razão das enchentes que atingem o estado desde a quarta-feira (7).

Em Itajaí, as cheias chegaram depois de atingir mais de 100 mil pessoas em Blumenau. A diminuição do nível das águas do rio Itajaí-Açu, que alagaram mais de 390 ruas na cidade, para o município vizinho significa que o curso do rio está seguindo diretamente para o rio Itajaí.

Neste sábado (10), os moradores começaram a sentir a força dos alagamentos, que ‘engoliram’ casas e deixaram vários bairros submersos.

Desde sexta, Gustavo queria voltar para buscar seus cãezinhos, mas as águas tomaram todas as ruas do bairro, na entrada de Itajaí. No local, a maioria das casas está com o primeiro andar submerso, algumas há três dias. De outras, só é possível ver o telhado.
“Eu ficava pensando no que ele estava pensando”, conta Gustavo. O resgate aconteceu apenas neste sábado, quando já não havia mais previsão de as águas baixarem. Os cães estavam no segundo andar, isolados. “Colocamos todas as coisas para cima e saímos”, conta a mãe do menino herói.

Com o avô e o pai, Gustavo partiu de bote rumo à casa. Seguiu por cerca de 50 metros de água barrenta, e retirou os cãezinhos. Também cuidou para que não caíssem o barco até a chegada à margem, quando ganhou festinha dos bichinhos e dos vizinhos orgulhosos.
“Senti alegria, e acho que ele também”, diz o menino, envergonhado da proeza. Agora, a família espera apenas que o nível do rio baixe e que possam retornar às casas, para dar início à limpeza, e contabilizar o prejuízo.

Barco usado para resgatar pessoas ilhadas em Itajaí (SC) (Foto: Rosanne D'Agostino)
Barco usado para resgatar pessoas ilhadas em Itajaí (SC) (Foto: Rosanne D'Agostino)
 
Afetados no estado

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde deste sábado a morte de um homem de 50 anos em Itajaí. Na quinta-feira (8), outra morte já havia sido confirmada em Guabiruba, a 110 km de Florianópolis. Um terceiro homem perdeu a vida na sexta-feira após ser atingido por uma descarga elétrica quando se deslocava em um barco. A Defesa Civil, porém, afirmou que só pode confirmar sua morte após a identificação do corpo.

Já são seis os municípios em estado de calamidade pública: Agronômica, Aurora, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio e Rio do Sul.

 O número de municípios em situação de emergência também subiu de 36 para 37: Alfredo Wagner, Angelina, Araquari, Bocaina do Sul, Botuverá, Canelinha, Caçador, Correia Pinto, Florianópolis, Herval D'Oeste, Ilhota, Indaial, Ituporanga, Içara, José Boiteux, Leoberto Leal, Lontras, Lindoia do Sul, Major Gercino, Mirim Doce, Monte Castelo, Navegantes, Papanduva, Petrolândia, Pouso Redondo, Porto União, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Rodeio, Santo Amaro da Imperatriz, Santa Terezinha, São Domingos, Tijucas, Trombudo Central, Vidal Ramos, Videira e Witmarsum.

O número de municípios que enviaram à Defesa Civil do estado notificação preliminar de desastre chegou a 48 e a população total afetada é de 920 mil.

Apesar dos estragos, a Defesa Civil de Santa Catarina pediu que a população de outros estados do Brasil evitem enviar doações à região. Por enquanto, não há campanha para receber alimentos, roupas, objetos de higiene e colchões porque a maioria das pessoas está isolada.

Santa Catarina segue em estado de alerta na manhã deste sábado (10) (Foto: Divulgação/ Defesa Civil de SC)
Santa Catarina segue em estado de alerta na manhã deste sábado (10) (Foto: Divulgação/ Defesa Civil de SC)

Chuvas devem dar trégua

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarinax nesta semana semana devem diminuir nos próximos dias na região, de acordo com a previsão do tempo do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia do estado, divulgou a Defesa Civil. A chuva cessou nesta manhã e a previsão é de tempo firme até terça-feira (13). Mesmo com o baixo volume de chuva previsto, o estado segue em alerta devido aos alagamentos, enchentes e deslizamentos dos últimos dias.

Na Grande Florianópolis, Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, o acumulado de chuva não é significativo, devendo ficar abaixo de 10 mm neste sábado, diz o órgão, em comunicado. A previsão é de sol em quase todo o estado até terça-feira (13). Contudo, a maré segue elevada, dificultando o escoamento das águas da chuva para o oceano.
 

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/09/menino-de-9-anos-pega-bote-para-salvar-caes-ilhados-em-itajai-sc.html

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal