A A A
Ministério Público monta estratégia contra tráfico de animais silvestres no MS PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Jun-2012
Diana Gaúna
Em reunião realizada na manhã de hoje (6) no Ministério Público Estadual, promotores do órgão, junto com representantes da PMA (Polícia Militar Ambiental), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) traçaram estratégias para montar uma força tarefa no sentido de impedir o tráfico de animais silvestres, especificamente papagaios. O pedido partiu de São Paulo, que tem identificado grande quantidade desses animais sendo comercializados na divisa do Estado.

Após solicitação da promotora de Justiça de São Paulo, Vânia Maria Tuglio, do Gecap (Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo), a procuradora de Justiça, Marigô Regina Bittar Bezerra, que é coordenadora do Coama (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Mato Grosso do Sul), organizou o grupo de trabalho para fazer o levantamento de informações.

O trabalho tem caráter preventivo, já que junho é o mês em que os papagaios estão botando e chocando seus ovos. Nessa primeira fase serão identificados os locais com maior incidência de aves silvestres, com o objetivo de impedir que os filhotes sejam retirados de seus ninhos. Posteriormente as pessoas que forem flagradas apreendendo e transportando esses animais serão identificadas e autuadas, para impedir que atravessem a fronteira em rotas direcionadas, principalmente para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A reunião definiu estratégia para combater o tráfico de aves silvestres
A reunião definiu estratégia para combater o tráfico de aves silvestres

Segundo informações do Coama, a princípio será autuado tráfico de papagaios, mas a medida deve ser ampliada para outras espécies de aves silvestres, como o Canário da Terra e Peruano, por exemplo. Além disso, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deve participar da operação, uma vez que esse tipo de tráfico é comandado por quadrilhas.
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal