A A A
Ministro Marco Aurélio será o relator da ação que pede o fim da vaquejada PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Jan-2016
 
Se o Supremo Tribunal aprovar a ADI a vaquejada será proibida em todo o País.

A  Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4983 que trata do fim da vaquejada em todo o Nordeste, que será julgada pelo Supremo Tribunal Federal, já tem como relator o ministro Marco Aurélio Mello. O caso será julgado quando o STF voltar do recesso, que termina no fim deste mês de janeiro.

A ação foi movida pela Procuradoria da república no Estado Ceará, que questiona a Lei 15.299/2013, que regulamentou no âmbito estadual a vaquejada como “prática desportiva e cultural”. Se o Supremo aprovar a ADI a vaquejada será proibida em todo o País.

Em síntese, alega que a vaquejada “associada à produção agrícola, passou a ser explorada como esporte e vendida  como espetáculo, movimentando cerca de R$ 14 milhões por ano, e que laudos técnicos comprovariam danos aos animais”.

Vaquejada: proibição à vista
Vaquejada: proibição à vista
Ainda fundamenta ação da Procuradoria da República que, “segundo a jurisprudência do STF, o conflito de normas constitucionais se resolve em favor da preservação do meio ambiente quando as práticas e os esportes condenam animais a situações degradantes, como é o caso”.

Neste caso o STF, a partir do relatório do Ministro Marco Aurélio, vai saber se a lei impugnada no Ceará viola o artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII, da Constituição Federal.


Saiba então  o que diz mesmo o artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
VII – proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
 
 
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal