A A A
Novos moradores no Santuário de Sorocaba PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Jul-2011
 
Santuário dos Grandes Primatas em Sorocaba recebe animais apreendidos no zoológico de Niterói (RJ)

Notícia publicada na edição de 15/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

André Moraes


Macacos-pregos
Macacos-pregos
Um chimpanzé, um leão e 33 macacos-pregos são os novos moradores do Santuário dos Grandes Primatas de Sorocaba, que é mantido pelo Grupo de Apoio aos Primatas (GAP). Os animais foram removidos do Zoológico de Niterói (Zoonit), no Rio de Janeiro, depois de a Justiça determinar que o local fosse fechado, por conta de maus-tratos e por manter os animais em condições irregulares. O chimpanzé Jimmy, o leão Sansão e os macacos-pregos chegaram a Sorocaba na noite da última quarta-feira e passam bem em suas novas acomodações, segundo o administrador do Santuário, o microbiologista Pedro Ynterian.

O microbiologista conta que há 10 anos luta pela vinda do primata ao santuário, por meio de denúncias pelo local inadequado em que o animal estava hospedado. Ele relata que chegou até a abrir um pedido de habeas-corpus, esperando que a Justiça lhe concedesse esse benefício, já que considera o zoológico como "prisão". "Nunca no mundo alguém usou o habeas-corpus para liberar um animal da prisão", afirma. O pedido judicial foi negado, porém Ynterian revela que uma ação sobre maus-tratos foi aberta, o que causou a interdição de todo o Zoonit.

Jimmy, Sansão e os macacos-pregos chegaram ao abrigo por volta das 19h de quarta-feira, depois de passarem a tarde toda viajando do Rio até Sorocaba. O filho do administrador do Santuário, Lucas André Costa Ynterian, 20 anos, foi até o Zoonit acompanhado de uma veterinária e um tratador para buscar os animais, logo após os agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Federal, do Batalhão Florestal e da Advocacia-Geral da União, entrarem no Zoonit para resgatar os bichos que estavam em cativeiro. Jimmy e Sansão foram trazidos em um caminhão-baú e os macacos chegaram ao Santuário pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras).

O chimpanzé trouxe preocupação ao microbiologista, pois não aparenta características específicas de um animal comum da espécie. "Ele não é um chimpanzé, é outra coisa. Ele é muito parado e os chimpanzés são, geralmente, muito ativos", explica. Jimmy passou toda sua vida em cativeiro, segundo Ynterian. "Ele era de um circo na Itália, que entregou para o Zoonit há 10 anos, pois não podiam mais trabalhar com animais", diz. Em seu novo lar, tudo é novidade: o espaço é bastante grande e ele pôde, pela primeira vez na vida, ter contato com a grama.

Os macacos-pregos chegaram em bando ao santuário, já que são 33 novos moradores do local. Entre eles, há um cego, o único que ainda não estava em sua nova casa. "Nós respeitamos os grupos: os que moravam juntos lá, nós colocamos os mesmos todos juntos, para evitar problemas." Já Sansão, o leão, não é muito receptivo às visitas, pois ao perceber a presença da reportagem perto de sua jaula, logo rugiu. "Não é normal isso, ele deve estar superestressado", ressalta. O microbiologista afirma que o animal não possui muitos anos de vida, porque ele pode estar com Aids. "Mas iremos fazer ainda os exames para confirmar", alega Ynterian.

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=314791
 

http://www.projetogap.org.br/pt-BR/noticias/Show/3798,novos-moradores-no-santuario-de-sorocaba

 


 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal