A A A
O Governo Federal quer regulamentar ANIMAIS EM CIRCOS! NÃO PODEMOS ACEITAR PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Set-2011
 
Image


Governo Federal quer regulamentar ANIMAIS EM CIRCOS!

As ministras Ana de Hollanda, da Cultura, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, criaram um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de promover debates, estudos e sugerir critérios com vistas à regulamentação da participação de animais em espetáculos, eventos e apresentações em circos e outras atividades afins. O texto sequer esclarece quais seriam as “atividades afins”, que podem inclusive abarcar rodeios e manifestações semelhantes!

O Grupo foi criado através da Portaria 74, de 5 de agosto de 2011. Sabe-se que alguns representantes dos ministérios defendem a manutenção do uso de domésticos e domesticados em circos, como cães, gatos, cavalos, dromedários, camelos, coelhos e algumas aves, passando em cima da vontade da sociedade brasileira.

A ministra Izabella Teixeira posicionou-se recentemente contrária a qualquer animal em circo, da mesma forma que Marina Silva já havia feito ao ocupar a pasta. O Ibama, ainda no governo Lula, também posicionou-se contrariamente ao uso de qualquer animal em circo. Resta saber se esta posição será mantida no atual governo. Além disso, Izabella mesmo declarando não concordar com esse uso, assinou a portaria. Já o Ministério da Cultura sempre defende a posição dos circenses, alegando que circo é cultura.

É bom lembrar que o Projeto de Lei 7291/96, que proíbe em todo o Brasil o uso de animais em circos, aguarda há um ano na fila dos projetos que já podem ser votados no Plenário da Câmara dos Deputados. E mesmo que seja aprovado, ainda deve voltar ao Senado de onde é originário. Portanto não se pode prever quando será transformado em lei. 

Além disso, o texto dá prazo de oito anos, para a retirada total dos animais dos circos, tempo em que os animais continuarão maltratados em circos, em milhares de cidades e nos estados que não tem lei proibindo espetáculos circenses com animais. 

Isso demonstra o perigo de uma regulamentação do governo federal sobre uso de animais em circos. Daí a importância de nos manifestarmos!


ANIMAL EM CIRCO NÃO É CULTURA E NEM DIVERSÃO! É BARBÁRIE!

CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL, senhoras Ministras !
 

ESCREVA PARA:

ANA DE HOLLANDA, Ministra da Cultura
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Tels.: (61) 2024-2460/ 2464 / Fax.: (61) 3225-9162 Esplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 401 / CEP 70068-900 Brasília – DF

IZABELLA TEIXEIRA, Ministra do Meio Ambiente 
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Telefones: (61) 2028-1057/1289 / FAX: 2028-1756
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar / 70068-900 - Brasília – DF
 
 

Links importantes:

 
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal
http://www.youtube.com/user/FNPDA#p/a/u/1/1CLKdAui5iU
 
Tribuna Animal
http://tribunaanimal.org/index.php?/News/Rotator/VIVA-o-circo-sem-animais.html
 
 
 

Fonte: Quintal de São Francisco 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal