A A A
OAB irá acompanhar investigações sobre morte de peixe-boi em Alagoas PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Out-2014
 
A Comissão de Meio Ambiente e Bem Estar Animal da OAB Alagoas irá acompanhar as investigações da morte de um peixe-boi marinho, encontrado na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte do Estado, com um tiro. Desde a última terça-feira (28), data que o mamífero foi encontrado sem vida, a Comissão busca informações para que o caso seja devidamente apurado.

De acordo com a presidente da Comissão, a advogada Cristiane Leite, esse caso merece bastante atenção, principalmente por se tratar de animal tão dócil e que está em extinção, além de se ter notícia da existência de outro caso semelhante, há alguns anos, na mesma região. “É um caso que gera extrema preocupação em todos que lidam com a defesa animal devido à tamanha crueldade sem qualquer razão. O peixe-boi é um animal dócil, herbívoro, com preferência para as águas mais quentinhas, e com reprodução lenta, o que dificulta sair da lista de animais em extinção”, afirmou. “A espécie vem recebendo atenção, inclusive através de recursos públicos, para a sua preservação já há anos e, por pura maldade, é tirada a vida do animal. Desperdiçou-se a vida de um ser inocente e muito trabalho desenvolvido. Trata-se de um caso absurdo de perversidade do homem”.

Após ficar sabendo do caso através da imprensa, a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal entrou em contato com uma pessoa do IBAMA, que informou que o caso está sendo acompanhado apenas pelo analista ambiental do Instituto Chico Mendes. “Em contato com o técnico responsável pelo acompanhamento, Iran Normande, e colocamo-nos à disposição para que esse crime ambiental não fique impune. As investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Federal e estaremos acompanhando de perto, ajudando no que for possível”, reforçou.

O CASO:

O peixe-boi que era batizado de “Fontinho”, tinha sido devolvido à natureza em 2012. Ele foi encontrado morto por pescadores, na última terça-feira (28) à margem do Rio Santo Antônio, Ilha da Croa, no município de Barra de Santo Antônio. Segundo técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal provavelmente foi abatido com um disparo de arma de fogo na cabeça.

O peixe-boi marinho é atualmente o mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil. “Para uma população que está em processo de recuperação, perder um indivíduo faz muita falta”, disse o coordenador do Projeto Peixe-Boi em Alagoas, Iran Normande, em entrevista à imprensa local.

Fonte: Ascom/OAB
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal