A A A
ONG de Jundiaí recebe animais feridos em incêndio na serra PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Out-2014
 
Filhotes são os que mais sofrem com as queimadas.
Mais de 500 hectares de mata nativa foram destruídos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A chuva que caiu sobre a região de Jundiaí (SP) na noite desta segunda-feira (20) apagou quase todos os focos de queimada nas serras do Japi, os Cristais e Guaxatuba, segundo a Defesa Civil de Cabreúva (SP). De acordo com especialistas, o incêndio que durou mais de dez dias causou prejuízos incalculáveis ao meio ambiente. Mais de 500 hectares de mata nativa foram destruídos. Além da vegetação, muitos animais morreram e diversos ficaram feridos as tentar fugir das chamas.

A ONG Mata Ciliar, que acolhe e cuida de animais silvestres, abriga centenas de bichos de várias espécies. "O fogo é muito perverso, porque muitos deles (animais) acabam morrendo nos ninhos, nos abrigos, por não ter para onde fugir. A primavera é o auge do nascimento, da cria e, infelizmente, estes animais acabam não resistindo", afirma Cristina Harune Adania, veterinária coordenadora de fauna da entidade.

De todos os setores da ONG, a maternidade é o local com maior número de animais. Filhotes de corujas, saguis e gambás perderam os pais nos incêndios. Sem proteção, os órfãos precisam de cuidados especiais para não morrer.

"Tem bicho que trata na seringuinha, tem a ave que trata com frutinha no bico, alguns têm que caçar insetos, então, cada um tem uma exigência própria", explica o diretor técnico Lázaro Puglia.

Os gambás são maioria: 80 filhotes. Os voluntários trabalham para que eles consigam se adaptar novamente à natureza. "Impossível avaliar a perda que tivemos. A consequência da falta de água, por exemplo, já é consequência da destruição da mata de muitos e muitos anos", completa a veterinária.

Os filhotes são os animais que mais sofrem com as queimadas (Foto: Reprodução/TV Tem)
Os filhotes são os animais que mais sofrem com as queimadas (Foto: Reprodução/TV Tem)
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal