A A A
ONGs reivindicam espaços para passeios com cães em Blumenau/SC PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Jul-2013
 
Proposta de Napoleão Bernardes prevê utilização de área no Parque Ramiro Ruediger
   

Três ONGs de defesa dos animais se uniram para reivindicar espaços para passeios com cães. (Foto: Carlos Tonet/Jornal de Blumenau)
Três ONGs de defesa dos animais se uniram para reivindicar espaços para passeios com cães. (Foto: Carlos Tonet/Jornal de Blumenau)
 
Blumenau não possui nenhum espaço próprio para passeios com animais de estimação, mas poderia contar com pelo menos três áreas.

Três ONGs de defesa dos animais se uniram para iniciar um movimento em favor desses espaços.

Representantes da Adab – Associação dos Defensores de Animais de Blumenau, Operação Gato de Rua e Hachi Ong Proteção Animal se reuniram na semana passada com o Ivan Naatz, líder do Governo na Câmara, para propor estudos visando a abertura de pelo menos uma área para passeios com cães na cidade.

Atualmente existem três opções, mas nenhuma delas está oficializada:

1 – Parcão Blumenau

O projeto Parcão Blumenau surgiu durante a 2ª Cãominhada e compreende a utilização de uma área na Região Norte, próximo ao Terminal do Aterro.

A área pertence ao Samae e já foi usada por proprietários de animais para passeios livres.

No entanto, é preciso renovar a autorização para uso, que depende da renovação do acordo.

Um requerimento nesse sentido já foi enviado ao presidente Valdair Matias.

O Parcão Blumenau já angariou 3,5 mil assinaturas através de um abaixo assinado realizado alguns anos através da Hachi ONG.

A proposta consiste em cercar a área, criando-se espaços livres onde os cães possam passear livremente, desde que acompanhados de seus donos e a partir de uma série de regras.

2 – Parque Foz Ribeirão Garcia

A utilização do Parque Foz Ribeirão Garcia foi autorizada pela gestão passada.

Um projeto com ajuda de arquitetos foi elaborado, mas seu prosseguimento esbarra numa questão burocrática.

De acordo com Sueli Cidral, presidente da ONG Hachi, a prefeitura exige que os propositores da ideia assumam a responsabilidade pelo que possa ocorrer com os animais ou de fatos decorrentes do comportamento deles.

“Essa questão não pode ser tratada dessa maneira, pois é inviável que alguma organização assine um termo de responsabilidade nesses termos”, diz Sueli.

3 - Parque Ramiro Ruediger

A utilização de uma área junto ao Parque Ramiro Ruediger para passeios com cachorros foi defendida durante a campanha eleitoral pelo atual prefeito Napoleão Bernardes.

Ele apresentou a proposta durante um  programa de TV.

“Estamos otimistas com essa proposta, justamente por ter sido sugerida pelo prefeito Napoleão Bernardes”, destaca Sueli.

Encaminhamentos

A reunião das ONGs com o vereador Ivan Naatz teve também a presença de representantes da administração do Parque Ramiro Ruediger.

Ficou decidido que a Vigilância Sanitária será chamada a contribuir com informações que possam sustentar tecnicamente a proposta.

Atualmente, o ingresso de animais no Ramiro é proibido por decisão administrativa exposta em placas junto às entradas, já que não existe nenhuma lei relativa a isso.

De acordo com Sueli Cidral, o vereador Ivan Naatz mostrou-se favorável à ideia de disponibilizar o espaço para animais, já que é cada vez maior o número de pessoas que adotam ou adquirem cães em Blumenau.

“É importante a mobilização da comunidade na defesa dessas propostas. As ONGs vão acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, colaborando com a prefeitura em todas as ações que se fizerem necessárias”, diz Sueli.
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal