A A A
Onça atropelada morre e será usada em pesquisas sobre meio ambiente PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
03-Jun-2011
 
Unicamp, USP e Ibama levaram o corpo do animal para realizar mapeamento genético

EPTV.com - Lana Torres


ImageA onça parda que foi encontrada atropelada, na manhã da última quarta-feira (1), na estrada que liga Piracicaba a Iracemápolis, morreu no final da noite de quinta, após passar por uma cirurgia de quatro horas. Pesquisadores da Unicamp, Esalq e do ICMbio (Ibama) acompanharam o desfecho do caso e vão utilizar os órgãos e tecidos do animal para pesquisas sobre impactos ambientes envolvendo a espécie. Entre outras coisas, será avaliado o grau de parentesco da onça com outros bichos da mesma espécie, que também foram atropelados na região.

A onça, que tinha idade estimada de três anos e pesava 50 quilos, fraturou uma das patas e teve uma lesão grave na medula. Uma junta veterinária de cinco médicos realizou o procedimento cirúrgico que, segundo a médica do Zoológico Municipal Marianna Ricciarda Curi, transcorreu conforme o esperado. Mas, ao final do procedimento, quando ela seria levada para a recuperação, o animal teve uma parada cardíaca irreversível.

"Apesar do prognóstico complicado, nós tínhamos esperança. As chances dela voltar a andar eram remotas, mas tínhamos plano de fazer o pós-operatório aqui no zoológico", conta a veterinária.

Ela explica que as equipes de pesquisadores estiveram no local e já levaram o corpo do animal para iniciar os estudos. Um dos grupos é voltado para cadeia ecológica e gestão de impactos ambientais na região. Já os biólogos do Ibama, segundo Marianna, pretendem fazer um mapeamento genético completo da onça e, inclusive, dos alimentos que estavam no estômago dela.

A onça foi localizada na quarta-feira por um camihoneiro, que acionou o Corpo de Bombeiros quando viu o bicho ferido na estrada. O animal foi levado ao zoológico, onde se preparou para a cirurgia.

"Fiquei ao lado dela das 8h até a meia-noite. A gente fica ainda mais comovida por se tratar de uma fêmea, um animal que pode se reproduzir", disse Marianna.

http://eptv.globo.com/piracicaba/noticias/NOT,1,5,352367,Onca+atropelada+morre+e+sera+usada+pesquisa+meio+ambiente.aspx

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal