A A A
Operação contra farra do boi já prendeu 11 pessoas em Santa Catarina PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Abr-2011
Polícia Militar recebeu 90 ligações denunciando a prática desde março deste ano

Pelo menos 11 pessoas já foram presas em Santa Catarina desde 10 de março deste ano por envolvimento com a farra do boi. A informação foi divulgada nesta quarta-feira no balanço parcial da operação que visa à repressão da prática no Estado.

A operação conjunta entre Polícia Militar, Companhia Integrada do Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Ministério Público, Polícia Civil e secretarias de Desenvolvimento Regional, além de conselhos comunitários e ONGs, apreendeu também 21 bois que seriam usados em farras. A fiscalização deve continuar mesmo depois da Páscoa — período em que há maior número de registros da prática — nas cidades entre Itajaí, no Litoral Norte, e Palhoça, na Grande Florianópolis.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Nazareno Marcieneiro, o trabalho de prevenção e repressão à farra do boi tem papéis bem definidos para cada órgão do poder público.

— Na frente preventiva, o Batalhão de Proteção Ambiental da PM está desenvolvendo palestras educativas, com distribuição de folhetos. Já na ação repressiva, o setor de inteligência da Polícia Militar está identificando os criadouros irregulares de animais e a Cidasc fiscalizando os rebanhos — explica.

Um Disque Denúncia (0800-481-717) foi criado para que a população possa avisa à PM sobre casos de farra do boi em suas comunidades. Desde o começo da operação, o Centro de Operações (Copom) já recebeu 90 ligações de denúncias.

DIÁRIO CATARINENSE
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,0,3273531,Operacao-contra-farra-do-boi-ja-prendeu-11-pessoas-em-Santa-Catarina.html



Operação conjunta para coibir a Farra do Boi divulga resultados

   
Nesta quarta feira (13), a Polícia Militar de Santa Catarina divulgou uma avaliação parcial da cooperação mútua entre os diversos órgãos do Governo do Estado para o enfrentamento da prática ilícita da farra do boi, por meio de ações preventivas e repressivas. Até o momento foram detidas 11 pessoas envolvidas com a farra, sendo duas em Florianópolis e nove no município de Itapema. Também foram apreendidos 21 bois e registrados sete casos de enfrentamento de populares com a Polícia Militar.

A novidade neste ano é a definição da responsabilidade de cada órgão do Governo do Estado, envolvido na operação. “Na frente preventiva, o Batalhão de Proteção Ambiental da PM está desenvolvendo palestras educativas, com distribuição de folhetos. Já na ação repressiva, o setor de inteligência da Polícia Militar está identificando os criadouros irregulares de animais e a Cidasc fiscalizando os rebanhos”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcieneiro. Hoje, a farra do boi acontece não só no período da quaresma, mas também em outras épocas do ano.

A operação conjunta da PMSC, Companhia Integrada do Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Ministério Público, Polícia Civil e secretarias de Desenvolvimento Regional, além de conselhos comunitários e ONGs, visa impedir a farra na região que vai do município de Itajaí a Palhoça.

O Centro de Operações da Polícia Militar (Copon) recebeu cerca de 90 ligações denunciando a prática. “A PMSC disponibiliza o Disque Denúncia, 0800-481-717, para que as comunidades onde acontece a farra do boi possam denunciar a prática”, destacou a subchefe o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, major Edenice Fraga.

Como ação preventiva, a Polícia Militar realiza palestras nas escolas dos municípios de Governador Celso Ramos e Florianópolis, com entrega de folders e cartazes conscientizando que a farra do boi é crime. “Mais de 1.200 crianças já participaram dos seminários da PMSC”, afirmou a major Edenice Fraga.

Secretaria de Estado de Comunicação

http://www.radiocriciuma.com.br/portal/vernoticia.php?id=17455

 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal