A A A
Operação do Ibama retira animais do zoológico de Niterói, no RJ PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Jul-2011
 
Chimpanzé Jimmy está entre os 42 animais removidos nesta quarta (13).
Só restarão no zoológico animais domésticos e da fazendinha.

Alba Valéria Mendonça - Do G1 RJ

Chimpanzé Jimmy será levado para santuário em Sorocaba (Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo)
Chimpanzé Jimmy será levado para santuário em Sorocaba (Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo)
Por determinação judicial, o Ibama deu início, na manhã desta quarta-feira (13), à retirada de todos os animais silvestres do zoológico de Niterói (Zoonit), na Região Metropolitana do Rio. De acordo com o chefe da Divisão de Proteção Ambiental do Ibama, Márcio Urselino, serão removidos 42 animais de médio e grande porte, como o chimpanzé Jimmy, que se transformou numa espécie de símbolo do zoológico.

A administradora do Zoonit, Giselda Candiotto lamentou a atitute de Ibama. Segundo ela, o instituto está se baseando num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que já não vale mais. Na tarde desta quarta-feira (13), ela vai se reunir com vereadores na Câmara de Niterói. A Câmara e a prefeitura de Niterói devem assumir a gestão do parque.

Só ficarão os animais domésticos

Por uma questão de estrutura logística, alguns poucos animais silvestres ainda permanecerão no espaço, segundo Urselino. São bichos que necessitam de uma estrutura especial para a remoção. Além dessas espécies, apenas os animais domésticos, como cães e gatos, e os que compõem a fazendinha ficarão no Zoonit.

“Estamos cumprindo uma decisão judicial, já que não foram feitas as adequações necessárias para abrigar os animais silvestres. Não cabe ao Ibama decidir o fechamento do zoológico, que é um local público. Mas temos como atribuição fiscalizar para que os animais silvestres, alguns inclusive, em extinção, recebam os cuidados necessários e fiquem em recintos adequados”, destacou Urselino.

Além do chimpanzé Jimmy, estão sendo retirados macacos-prego e aves. Segundo Urselino, o chimpanzé e os outros macacos serão levados para o Santuário dos Primatas, em Sorocaba, em São Paulo. As aves serão levadas para outros zoológicos do Rio.

Além de técnicos do Ibama, participam da operação a Polícia Federal, o Batalhão Florestal e de Meio Ambiente (BFMA) e a Advocagia Geral da União.

Desde outubro de 2010, depois de observar a falta de condições dos recintos, o Ibama começou a fazer a transferência dos animais, que foram enviados para instituições no Rio, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, e em Brasília.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/07/operacao-do-ibama-retira-animais-do-zoologico-de-niteroi-no-rj.html



Zoológico do RJ é autuado e perde 490 animais por desvios


O zoológico de Niterói (Zoonit) foi autuado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por desvio de 490 espécimes. Por determinação judicial, todos os animais devem ser retirados do local por agentes do instituto. Além de perder os animais, o zoológico poderá pagar multa de pouco mais de R$ 1 milhão.

Segundo o superintendente do Ibama no Rio, Adílson Gil, cerca de 50 espécimes já foram transferidos para um santuário no interior de São Paulo. Dentre os animais estão o chimpanzé Jimmy, que já foi motivo de contenda judicial entre o Ibama e o zoológico, macacos prego, araras e dois leões. Adilson informou que restam ainda 50 animais que deverão ser transferidos ao longo da semana. "O Ibama descobriu, por meio de investigação dos livros de registros do zoológico, que animais que eram apreendidos pelos órgãos de polícia e enviados para o zoológico, equivocadamente, eram repassados a terceiros, prática ilegal. Uma dessas pessoas ficou com 175 animais ameaçados de extinção."

A presidente da Fundação Zoonit, que administra o zoológico, Giselda Candiotto, disse que vai recorrer da decisão que, segundo ela, é infundada. "Já entramos na Justiça contra o Ibama, porque isso é uma arbitrariedade, existem apenas algumas irregularidade referentes a adequações e obras e que estamos fazendo. Temos documentos que provam que nunca desviamos espécimes, mas sim soltamos aqueles animais de vida livre, depois de tratados e recuperados, e enviamos os espécimes que não são de vida livre e sem documentos para criadores que têm registro no Ibama."

Desde 6 de abril, estava em vigor uma decisão da 3ª Vara Federal de Niterói que, a pedido do Ibama, determinava a transferência de todos os animais do parque devido a irregularidades e condições precárias do espaço físico. Dos 540, já foram retirados 233. Em fevereiro, a direção do Zoonit obteve uma liminar suspendendo a remoção dos animais, mas ela foi cassada na semana passada

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5239804-EI306,00-Zoologico+do+RJ+e+autuado+e+perde+animais+por+desvios.html
 

 

Leia mais sobre o chimpanzé Jimmy

 

1. Justiça manda transferir animais do Zoológico de Niterói
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
22-Abr-2011

2. Justiça do Rio nega habeas corpus ao chimpanzé Jimmy
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
20-Abr-2011

3. Justiça do Rio nega habeas corpus a chimpanzé
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
07-Dez-2010

4. Ibama quer tirar macaco pintor e outros bichos do Zoo
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
03-Dez-2010

5. Niterói/RJ: Macaco Jimmy ainda aguarda decisão judicial
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
20-Out-2010

6. Chimpanzés escravos: "amor ao dinheiro?"
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
19-Mai-2010

18-Mai-2010

17-Mai-2010

9. Matthew "Hiasl" Pan luta para ser pessoa
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - MUNDO)
09-Mar-2010

10. Novo Habeas Corpus a favor de Jimmy é impetrado no TJRJ
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
19-Jan-2010

11. Projeto GAP pede Habeas Corpus para chimpanzé
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
Projeto GAP se une a movimento de proteção animal e desafia Sistema Judiciário Brasileiro pedindo Habeas Corpus para chimpanzé
16-Dez-2009

 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal