A A A
Operação termina com 316 javalis recolhidos em criadouro ilegal no RJ PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Dez-2011
 
Segunda fase da ação apreendeu 226 animais, nesta terça-feira.
Animais serão abatidos e carne, doada a restaurantes populares.

Do G1 RJ
A segunda fase da Operação Obelix apreendeu, nesta terça-feira (6), 226 javalis que vinham sendo mantidos em criadouro em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A ação realizada pela Secretaria de estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) recolheu um total de 316 animais no local, desde o dia 29 de novembro, quando foram apreendidos 90 javalis.

De acordo com a SEA, o criadouro ilegal situado ao lado do Parque estadual dos Três Picos trazia sérios riscos ambientais para o ecossistema da região. Ele ainda não possuía a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), configurando assim a prática de crime ambiental.

Ainda de acordo com a SEA, os javalis foram encaminhados em caminhões para abatedouro licenciado pelo Ibama, no interior de São Paulo. As carnes serão embaladas a vácuo e enviadas para consumo em restaurantes populares do Rio.

O segundo dia da operação contou  com o apoio de equipes do Batalhão Florestal, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Inea (Instituto estadual do Ambiente), da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e do Ibama.

Primeira fase recolheu 90 javalis


No dia 29 de novembro, os 90 javalis apreendidos também estavam no criadouro ilegal. A primeira fase da  Operação Obelix contou com a participação do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.

Quatro atiradores de elite do Bope participaram da operação com armas com tranquilizantes, em vez de fuzis. Isso porque, segundo técnicos da secretaria, os javalis, quando fogem, são muito velozes e podem causar grande destruição.
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal