A A A
Os candidatos a prefeito do Recife Daniel e Mendonça assinam compromisso pela defesa dos animais PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
12-Set-2012
 
Pacto foi firmado na manhã desta quarta-feira em uma audiência pública na sede da OAB


Foto: Léo Motta/Levay Photos e Chico Bezerra/CB Imagem
Foto: Léo Motta/Levay Photos e Chico Bezerra/CB Imagem

Luiza Freitas - Do NE10
Os candidatos a prefeito do Recife Daniel Coelho (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) assinaram uma carta-compromisso com sugestões de medidas que devem tomar pela proteção dos animais caso vençam a disputa pela prefeitura do Recife. O pacto foi firmado na manhã desta quarta-feira (12) em uma audiência pública na sede da OAB, no bairro de Santo Antônio, promovida pela Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP).

Mais familiarizado com a causa, Daniel Coelho falou de sua atuação como vereador do Recife e aproveitou para criticar a atual gestão municipal. "Conseguimos a aprovação da medida que proíbe a circulação de veículos de tração animal e que está sendo descumprida pela atual gestão", alfinetou arrancando aplausos da plateia.

O candidato também afirmou que o maior problema para uma atuação mais eficiente em defesa dos animais é que o tema é, em parte, tratado pelas secretarias de saúde. "O grande erro é orçamento concorrente. O problema dos animais não se limita às zoonoses", explicou o candidato que defende um orçamento exclusivo para o Samu Animal. Ele também defendeu a castração para o controle da natalidades dos animais de rua e a chipagem para a identificação do responsável legal dos bichos.

Mendonça Filho falou em seguida e preferiu se concentrar no ataque à atual gestão. "A falta de política de defesa animal decorre, na verdade, da ausência de políticas públicas e de cuidado com a cidade", disse. O candidato também ressaltou a preservação das áreas verdes, lembrando de espaços como o Parque da Tamarineira e o Jardim Botânico. "A relação entre área verde e quantidade de habitantes do Recife é menor que a de São Paulo", alertou.

A falta de política de defesa animal decorre, na verdade, da ausência de políticas públicas e de cuidado com a cidade

O democrata se comprometeu a assinar o documento do evento e disse que gostaria de ser mais uma voz da causa. Sobre a criação de uma Secretaria de Defesa Animal, uma das principais propostas da carta-compromisso, Mendonça disse que não é a secretaria de atenção especial que vai resolver o problema. "Mais importante que uma secretaria, é assumir o compromisso que coloque em prática essas políticas públicas", explicou.

Além dos candidatos presentes, os outros dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto também foram convidados. Humberto Costa, do PT, não pode comparecer ao evento porque teve que ir a Brasília para cumprir seus compromissos como relator da CPI do caso Cachoeira. O candidato do PSB, Geraldo Julio, não respondeu à assessoria do evento e foi bastante criticado pela representante do Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco, Aline Gusmão, responsável pela entrega da carta-compromisso.
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal