A A A
Peixes-boi que vivem em tanques serão devolvidos à natureza no AM PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Fev-2016
 
Animais estão se preparando para deixar os tanques do Inpa em Manaus.
São quatro fêmeas e dois machos; eles vão receber cinto transmissor.


Do G1 AM
ImageA Associação dois Amigos do Peixe-boi (Ampa), criada há 15 anos para promover a pesquisa e proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia, vai iniciar na terça-feira (16) a transferência e depois a soltura na natureza de peixes-boi, no Amazonas. O animal está ameaçado de extinção.

Os animais estão se preparando para deixar os tanques do Inpa, em Manaus. Seis peixes-boi vão para um semi-cativeiro, uma área mais aberta no município de Manacapuru, a 68 Km da capital. São quatro fêmeas e dois machos.
    
De acordo com o Instituto, a ideia é que eles fiquem no semi-cativeiro por, pelo menos, dois anos, antes de serem soltos na natureza.

Os animais vão receber um cinto transmissor para monitorar a adaptação deles na natureza. Ao todo, serão dois anos acompanhando a reabilitação dos mamíferos aquáticos conhecidos como fertilizador das águas da Amazônia.

Desde de 2008, quatro peixes-bois deixaram os tanques do Inpa, mas essa será a primeira vez que serão soltos na natureza depois de uma temporada em um semi-cativeiro.

"No primeiro ano, nenhum sobreviveu. No ano seguinte, os animais foram encontrados muito debilitados. Apenas um resistiu e voltou para o Inpa, adaptando-se novamente às condições do cativeiro", contou o Biólogo colaborador da Ampa, Diogo Souza.

Ainda de acordo com Souza, o Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia passou por mudanças e houve a criação da etapa de semi-cativeiro, em um lago fechado de 13 hectares.

"Por ser um projeto de longo prazo, as experiências e resultados são extremamente importantes para traçar as diretrizes de manejo e conservação dessa espécie endêmica e vulnerável da Amazônia", comentou, enfatizando que a fase de pré-soltura (semi-cativeiro) é fundamental para auxiliar a readaptação gradual dos peixes-bois criados em cativeiro às condições dos rios amazônicos.
 
 
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal