A A A
Pelo fechamento do zoológico PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
25-Jun-2016
por Ivan Santos
O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, que ainda tem seis meses no exercício do mandato, se quiser, poderá praticar um ato de bondade que, certamente, ficará na história desta cidade. Como? Fechar o Zoológico Municipal do Parque do Sabiá. O que é um zoológico? É um confinamento de animais. Bichos da floresta que são escravizados e passam o resto da vida sem liberdade. O cinismo de alguns humanos indica que os zoológicos servem para promover reprodução biológica de espécies ameadas de extinção. Este é um argumento cínico de pseudo defensores de confinamento de animais. Mantidos em cativeiro por muito tempo, os animais e aves perdem o contado com o ambiente natural e os que nascerem em cativeiro não saberão viver em ambiente natural destinado à espécie. Um zoológico pode guardar um patrimônio genético, mas não a condição de um animal nascido para ser livre. Os nascidos em zoológico não sobrevivem numa mata. Já li que os zoos foram inventados por invasores europeus que sequestravam animais nas matas e a eles impunham um domínio tirânico para expô-los a olhares curiosos nos centros urbanos europeus. Hoje, o costume de ver animais confinados em zoos está superado do ponto de vista científico e ético. “Jardim Zoológico” é uma aberração que depõem contra a população de uma cidade civilizada. O prefeito Gilmar Machado é um educador que dará uma bela lição se mandar fechar o zoológico local.

Dever ético

Educadores e pesquisadores de cursos universitários conscientes do dever ético e de conhecimentos científicos e tecnológicos que estudam a vida dos animais em cativeiro, devem entender que não se justifica moralmente manter animais em zoológicos para preservar-lhes a espécie. Uma cidade educadora que mantém animais confinados no século 21 precisa refletir.

Jurássicos

Os zoos só fariam sentido hoje se transformados em hospitais de custódia para animais feridos ou ameaçados que poderiam ser protegidos por tempo determinado. Depois de tratados e curados, deverão ser devolvidos ao habitat natural de cada um. Para esta finalidade, um zoológico não deveria ser aberto à curiosidade natural ou centro de visitação pública.

Modernidade

A quem tem curiosidade de conhecer como determinada espécie animal vive, se move, se alimenta e se reproduz, a Secretaria de Educação ou a de Turismo poderia exibir filmes produzidos por cientistas que abandonaram a vida em cidades e se dedicaram integralmente à vida animal em a natureza. Zoológico em uma cidade educadora como Uberlândia, deseduca, com certeza.
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal