A A A
Prefeitura de Poços de Caldas/MG lança Programa de Controle de Natalidade em cães e gatos PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Jul-2011
 
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança, oficialmente, no próximo dia 21, o Programa Municipal de Castração de cães e gatos.  “O programa tem por objetivo  diminuir o número de animais abandonados nas ruas e, por conseqüência, o número destes animais no canil”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental do município,médico  veterinário Rogério Blasi.  A castração é feita através de métodos cirúrgicos em machos e fêmeas, para impedir que se reproduzam sem controle. “A cirurgia é feita com anestesia geral, ou seja, o bichinho não sente nenhuma dor”, diz o médico  veterinário.

A castração pode ser feita a partir dos três meses de idade e, no caso da fêmea, recomenda-se antes do primeiro cio. Três clínicas veterinárias foram credenciadas pelo município para participarem do programa de castração. O custo, por animal, será de R$ 16,30 e, além da castração, o proprietário terá seu animal identificado com um microchip, que será  implantado na pele do animal. “Com o chip, outra vantagem do programa, será a rápida identificação do animal, em caso de acidente, perda ou abandono”, relata Rogério Blasi.

Para participar do programa, o proprietário do animal deve se dirigir ao setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, localizado à rua Junqueiras, 196, terceiro andar, no horário de 13h às 17h. Lá, ele irá pegar uma guia para pagamento do valor de R$ 16,30, em qualquer banco ou lotérica. Depois, retorna na Secretaria de Saúde e realiza a inscrição. “De posse da inscrição, o proprietário é quem vai escolher a clínica onde irá levar seu animal para o procedimento cirúrgico”, diz Rogério Blasi.

O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos é parte integrante do Programa de Posse Responsável de Animais, desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.  Dentre as ações já realizadas pelo Programa de Posse Responsável de Animais, destacam-se palestras nas escolas  e concurso para o nome dos mascotes do programa (também desenvolvido nas escolas).  O programa tem como parceiros a Guarda Verde , a AAPA (Associação dos Amigos Protetores dos Animais) e o curso de Medicina Veterinária da PUC Minas.

Educação

Outra ação do Programa de Posse Responsável de Animais, que também será lançada no dia 21, é o Projeto Cata-Caca.  Trata-se da colocação de displays em locais de grande movimento , como praças centrais e ciclovia, com luvas de plástico para que o proprietário possa recolher os dejetos de seu bichinho de estimação, depositados ao longo das vias públicas. Os displays terão ainda dizeres sobre posse responsável.

“Posse responsável é tudo isso: vacinar, cuidar da higiene de seu animal, mantê-lo sob vigia, nunca deixá-lo solto pelas ruas, levar periodicamente ao médico veterinário, alimentar, dar carinho e, sobretudo, saber que um animal vai viver em torno de 15 anos  e a sua posse deve ser discutida na família antes de adotar   ou comprar um bichinho de estimação”, conclui Rogério Blasi.
http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/25-servicos-publicos/2473-prefeitura-lanca-programa-de-controle-de-natalidade-em-caes-e-gatos

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal