A A A
Projeto Mucky recebe macaquinha da espécie Saúa PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Nov-2011
por Jéssica Ferrari 
Sauíta, como é chamada fará companhia para o Zoguinho.

Priscila Lima
A macaquinha passou por uma cirurgia para a retirada do pino e agora espera sua total recuperação para ser a nova companheira de Zoguinho
A macaquinha passou por uma cirurgia para a retirada do pino e agora espera sua total recuperação para ser a nova companheira de Zoguinho

O Projeto Mucky recebeu, em novembro, mais um primata da espécie Saúa. A macaquinha “Sauíta”, como é chamada, foi encontrada em um sítio por um morador da cidade de Andradas (MG). Além de muito assustada, ela encontrava-se com uma fratura no braço.

Sauíta foi encaminhada para a Faculdade de Medicina Veterinária da PUC Minas, onde recebeu os primeiros cuidados, como a realização de cirurgia para colocação de um pino. Após alguns contatos a macaquinha veio para o Projeto Mucky em Itu e rapidamente foi aproximada de Zoguinho, um outro primata de sua espécie.

A macaquinha passou por mais uma cirurgia para a retirada do pino e agora espera sua total recuperação para ser a nova companheira de Zoguinho.

SAUÁ


Sauíta e Zoguinho pertencem à espécie conhecida popularmente como Sauá ou Guigó. Habitam a Mata Atlântica - Rio de Janeiro, São Paulo, sudeste de Minas Gerais ao norte do Rio Paranaíba. Alimentam-se de frutos, folhas e flores. Vivem aos casais ou em pequenos grupos familiares de 2 a 5 indivíduos ou indivíduos solitários - machos.

A reprodução parece não ter época definida, nasce um único filhote com aproximadamente 70 gramas e é carregado pelo pai até o desmame, que ocorre aos 5 meses. Sua longevidade é de 13 anos. A espécie encontra-se ameaçada de extinção.

O Projeto


O Projeto Mucky existe há 25 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.

O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.

Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou pelo telefone (11) 4023-0143.
 

http://www.itu.com.br/animais/noticia/projeto-mucky-recebe-macaquinha-da-especie-saua-20111129

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal