A A A
Projeto para tirar carroças das Ilhas de Porto Alegre é oficializado PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
03-Jun-2011
 
Carroceiros e outros profissionais serão cadastrados; cavalos receberão identificação

Do Correio do Povo

Cadastramento dos Veículos de Tração Animal e Veículos de Tração Humano foi oficializado na quinta-feira - Foto: Tarsila Pereira/ Correio do Povo
Cadastramento dos Veículos de Tração Animal e Veículos de Tração Humano foi oficializado na quinta-feira - Foto: Tarsila Pereira/ Correio do Povo

Foi oficializado, na quinta-feira (2), o projeto de Cadastramento dos Veículos de Tração Animal e Veículos de Tração Humano, em Porto Alegre (RS). Na prática, todos os carroceiros e carrinheiros que atuam na região das Ilhas de Porto Alegre serão identificados. A ideia é identificar o perfil dos trabalhadores, visto que a atividade será proibida gradativamente, até 2016, conforme projeto de lei aprovado na Câmara e sancionado pela prefeitura. As informações são do Correio do Povo.

Mas o cadastramento não será simples, pois alguns pontos ainda geram dúvidas entre os trabalhadores. Um deles provocou manifestações contrárias no mesmo dia, durante a assinatura do início dos serviços, no Paço Municipal.

Além de relacionar os dados dos trabalhadores, está prevista a identificação eletrônica de cavalos através de chips, que serão fotografados e relacionados aos proprietários. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Carroceiros e Papeleiros da Ilha Grande dos Marinheiros, Venâncio Castro, os trabalhadores não aceitam essa cláusula.

- Não há necessidade de fazer isso com os animais. Em vez disso, o governo deveria fazer alterações no projeto que garantisse a inclusão de todos os trabalhadores.

Para o prefeito José Fortunati, esse é um aspecto fundamental no projeto e que tem como objetivo garantir a proteção dos animais.

Segundo o secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, o projeto terá um grande impacto social na comunidade das ilhas, pois integra uma mudança maior na região. O cadastramento permitirá ainda identificar todos os profissionais que atuam na área.

De acordo com Sandra Ribeiro, que coordenada o programa de redução gradual de carroças e carrinhos, com isso será possível desenvolver com mais eficiência o projeto de recolocação profissional.

As Ilhas

Conhecido como Delta do Jacuí, o local está situado na região metropolitana de Porto Alegre e é formado por 28 ilhas, a maioria delas ainda desabitada, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Algumas das ilhas são ligadas a cidade pela Travessia Régis Bittencourt, conhecida como ponte da Guaíba.

A Ilha Grande dos Marinheiros, Pavão, Flores e Pintada abrigam uma população de 15 mil pessoas. Os ilhéus vivem da reciclagem do lixo e da pesca, produzindo também artesanato.
 

http://noticias.r7.com/cidades/noticias/projeto-para-tirar-carrocas-das-ilhas-de-porto-alegre-e-oficializado-20110603.html

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal