
Foto de paca que morreu queimada ao tentar fugir do incêndio repercutiu na web (Foto: Jala de Iracema/Arquivo pessoal)
Animais silvestres da Vila Campos Novos, no município de Iracema, Sul de Roraima, são vítimas constantes das queimadas na região. Nesta quinta-feira (28), a foto de uma paca morta em um incêndio ao tentar fugir do fogo foi publicada e repercutiu nas redes sociais.
Conforme o vereador da cidade, Jala de Iracema (PSL), ele passava pela vicinal de Campos Novos quando viu o animal à margem da pista e fez o registro com o celular. A imagem foi registrada na quarta (27).
"Me deparei com a paca tentando fugir do fogo, mas já estava toda queimada e com os olhos sangrando. Não podia fazer mais nada", comenta o parlamentar.
Nas redes sociais, a foto comoveu os internautas. "A pobre da paca toda queimada na tentativa desesperada de escapar! Imaginem o que não tem de animal morto no meio desse fogaréu todo (sic)", escreveu um internauta.

Duas cobras e um jacaré foram mortos por um incêndio em Iracema, segundo a Defesa Civil (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, além dos animais silvestres, os domésticos também sofrem com a maior estiagem do estado registrada nos últimos 20 anos.
"Nos últimos dias tivemos vários registros de animais mortos. No caso de incêndios florestais, os animais silvestres são os mais atingidos, essa situação é mais comum e eles acabam morrendo ou devido à queimada ou à fumaça", relata.
Segundo ele, os répteis, como cobras e jabuti, estão entre os animais que as equipes mais encontram quando estão atuando no combate ao fogo. Para enfrentar a seca, a governadora do estado, Suely Campos (PP) decretou emergência em 10 dos 15 municípios do estado.