A A A
Resgate da baleia-franca que encalhou em Florianópolis realizada com sucesso PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Set-2011
 
Fabricio Scandiuzzi/Terra
foto: Fabricio Scandiuzzi/Terra

A operação de resgate da baleia-franca que encalhou na Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis (SC) foi realizada com sucesso. O animal, que mede aproximadamente 9 metros e pesa cerca de 10 a 15 toneladas, é um juvenil e havia encalhado na manhã dessa quarta-feira (7) no sul da ilha.
A operação desencadeada pelo protocolo de Encalhes da APA contou com a participação da equipe do Projeto Baleia Franca, da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca/ICMBio,da Associação R3 Animal, e teve o apoio dos Bombeiros,  Policia Militar, pescadores de Pântano do Sul, além da Capitania dos Portos de Florianópolis e da DEPON - Delegacia Especial de Polícia Maritima. “A operação só teve sucesso porque contamos com a ajuda de diversos profissionais que sabem da importância de salvar um animal que está ameaçado de extinção.

Por isso fica aqui o nosso agradecimento a todos aqueles que de alguma forma colaboraram no resgate” disse Karina Groch, Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca.A primeira tentativa de resgate dessa quinta-feira aconteceu por volta da 13h. Nela, a equipe tentou amarrar uma cinta larga no animal objetivando minimizar o risco de lesões. Porém, devido à agitação do mar e do próprio animal o procedimento não foi bem sucedido.

Na segunda tentativa um cabo foi usado no resgate. “Passamos um cabo de fácil manuseio por volta da baleia, na primeira ele arrebentou, depois de emendarmos o equipamento fizemos a segunda tentativa que foi realizada com sucesso” comentou Karina.De acordo com o PBF o sucesso no resgate se deu por um conjunto de motivos. “O horário do resgate foi escolhido devido às condições da maré que estava alta no início da tarde, além disso, o bom estado de saúde e a vitalidade do animal ajudaram na operação” comentou Karina.

http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=9438
 

 

Baleia encalhada em praia de SC é resgatada


O filhote de 4 toneladas encalhou na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis

Filhote voltou para o mar aberto depois de horas de resgate - Foto: Cadu Rolim/Futura Press
Filhote voltou para o mar aberto depois de horas de resgate
Foto: Cadu Rolim/Futura Press

O filhote de baleia encontrado encalhado em uma praia de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira, foi resgatado hoje. Com a ajuda de um rebocador e diversas pessoas que ajudaram, apesar da chuva, o animal foi salvo.

A baleia de 4 toneladas estava na praia Pântano do Sul, em Florianópolis. Equipes do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros,a Polícia Ambiental, ambientalistas e pescadores voluntários trabalharam na ação.

Nesta época do ano, as baleias buscam águas mais quentes para terem seus filhotes. No entanto, as praias brasileiras são cheias de bancos de areia e acabam deixando os animais encalhados.

http://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000454635
 

 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal