A A A
Série fotográfica “Ocultos” coloca seres humanos em matadouros PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Jan-2016
Escrito por Camaleão Max
“Ocultos” promove Veganismo em matadouros!
Ocultos coloca animais-humanos na mesma situação enfrentada por bilhões de animais de outras espécies: o corredor da morte. O intuito é o simples ato de fazer pensar ou se relacionar com a imagem. Reflexão.


A série fotográfica “Ocultos” é o resultado de um ano de estudo. Nela o fotógrafo Hugo Fagundes buscou dentro do Design criar uma campanha publicitária onde consiga passar a ideia proposta pelo Veganismo, com conceitos de comunicação, publicidade, semiótica, fotografia e Veganismo.


A imagem diz: “Para produzir esta campanha foram gastos 300 dias de estudo, o equivalente a 4.717.440.000 de vidas mortas pela indústria da carne brasileira. São mortos 182 animais por segundo. – GO VEGAN!!!!”


O Portal Camaleão conversou com o fotógrafo vegano Hugo Fagundes sobre a série “Ocultos“.

Hugo nos contou que optou por utilizar seres humanos no lugar dos animais “ditos de consumo” (quebra de Especismo) e a ausência de sangue por uma questão de semiótica, entre outros conceitos de comunicação:

Através da semiótica (que estuda os signos e seus significados), foi indispensável a imagem do ser humano. Como dentro dos nossos cinco sentidos a visão é a que mais nos causa impacto, lembranças etc, e, o humano é a coisa mais presente na nossa vida, ou a coisa que mais nos inspiramos em ser. A ideia era pensar, como mostrar o sofrimento de uma espécie diferente para seres da espécie humana? Colocando os próprios humanos na situação do ser explorado. A imagem humana em locais onde ela não é comumente vista, causa uma curiosidade, e como eu utilizaria desta curiosidade para passar uma informação? Utilizando não só a escrita mais a composição de uma história, mostrando o porquê daquilo.

Em relação à ausência de sangue, completamente visível nestes locais, foi pelo motivo de não querer mostrar mais violência e sim a reflexão, ou a comparação do “animal-humano x outros animais”, é muito impactante uma imagem sangrenta, isso acabaria que distanciando o publico alvo do real motivo que é a simples reflexão, se por no lugar dos outros.





A reflexão proposta pela campanha fotográfica atinge diretamente o Especismo oculto na visão e na mente das pessoas. O Especismo é o preconceito de alguns seres humanos em relação as outras espécies animais, é a ideia de que podemos usar e explorar animais, apenas por não pertencerem a espécie humana. Quando “Ocultos” coloca seres humanos no lugar desses animais “ditos de consumo” está mostrando que existe uma igualdade ali: a animalidade e a senciência. Animais da espécie humana e de outras espécies, todos são seres sencientes, que possuem emoções e são dotados de consciência. Todos são animais e, por sermos sencientes, todos possuímos interesses e direitos ligado à vida, liberdade e integridade física e psicológica.
 
 
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal