A A A
Sobral (CE) amplia coleta de lixo, mas prefeito ainda quer realizar pregão para coleta com carroças PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
04-Nov-2011
 
Depois de suspender o pregão presencial para contratação de 27 veículos de tração animal para coleta de lixo, a Prefeitura de Sobral promove no próximo dia 18, às 9 horas, pregão para compra de mais um caminhão destinado à limpeza pública. Com o novo carro compactador, o Município passará a ter 12 veículos grandes para recolhimento dos resídios sólidos da cidade. O caminhão zero quilômetro a ser comprado tem que ser de cor preferencialmente branca, modelo 2011/2012, motor diesel de seis cilindros, direção hidráulica integral e ter tacógrafo eletrônico.

O Departamento de Limpeza Pública dispõe ainda de 180 conteineres plásticos de 240 litros, 40 conteineres plásticos de 1,2 mil litros, 40 conteineres metálicos de 5 metros cúbicos, 35 caçambas estacionárias, 30 conteineres metálicos de 1,5 metro cúbico, oito caçambas, cinco caminhões de carroceria, dois caminhões poliguindaste, um trator Agralle, um trator D-4, uma pá mecânica e um carro baby II. São 356 equipamentos para coletar mensalmente 3,3 mil toneladas de lixo. São 110 toneladas diariamente de lixo residencial, comercial e industrial. O prefeito de Sobral, Clodoveu (Veveu) Arruda, idealiza um plano mais arrojado para a limpeza pública da cidade. Em palestra aos lojistas, ele disse que a ideia é fazer uma coleta automatizada, inclusive já utilizando a coleta seletiva. No Centro da Cidade, área com mais geração de lixo, a coleta é feita duas vezes por dia. Os coletores passam no início do dia e à noite. "As vezes o que fica de lixo acumulado é de fim de semana que se recolhe na segunda-feira cedo", avisou Veveu Arruda aos empresários.

A limpeza pública em Sobral, além do coleta de resíduos sólidos, inclui a podação de árvores, recolhimento de entulhos, capinação, varrição, pintura de meio-fio e manutenção das praças através de parceria com os lojistas e colégios. O principal produtor de lixo é o Mercado Central, onde três vezes por dia são retirados cheios seis conteineres metálicos de cinco metros cúbicos de lixo.

Veveu Arruda suspendeu até segunda ordem o pregão presencial para contratação de 27 veículos de tração animal para coleta de lixo domiciliar e comercial em 11 distritos e 16 localidades do Município, que estava marcado para acontecer no dia 25 de outubro passado. Mesmo não admitindo oficialmente, o prefeito tomou a decisão após pedido da presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa-Ceará), Geuza Leitão Barros, que questionou a legalidade do tipo de serviço.

Veveu entendeu que o edital para o pregão do dia 25 último, precisava de reparos. Mas avisa que tão logo esta reavaliação do edital esteja pronta vai realizar o pregão no valor de R$ 261.872,61.

"Não vejo razão para mudar uma prática, que vem sendo desenvolvida aqui em Sobral há mais de 15 anos", disse o prefeito. Segundo ele, o trabalho de coleta de lixo por veículos com tração animal é tradição em Sobral e em outros Estados brasileiras. "É uma prática também usada noutros Estados, como Minas Gerais e São Paulo", informa, acrescentado: "Essa prática gera renda para um setor mais fragilizado da economia". O contrato é para coleta diária de segunda a sexta-feira, de 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

No pedido, a Uipa se fundamentou nas leis de proteção aos animais, da Lei Federal 10.520/2002, e no Artigo 196, da Constituição Federal. O ofício da Uipa elenca 12 "motivos fáticos e jurídicos". Destaque para o item seis, com denúncia das carroças em péssimo estado, com pneus carecas, sobrecarregadas de modo a impedir a visibilidade de seu condutor, tracionadas por animais sem as condições adequadas ou por pessoas não habilitadas, constituindo risco para todos, pois a maior parte do lixo é orgânica.

Compostagem

Geuza sugere uma mudança de prática: "Ao invés de gastar dinheiro com a coleta, inclusive com a licitação de carroceiros, envolvendo animais em jornada de trabalho extenuante num percurso longo e difícil com todos os problemas advindos, seria de mais bom senso realizar um trabalho para estabelecer uma nova cultura, como por exemplo, formar a comunidade para realização de compostagem e outras estratégias sustentáveis. Nesse caso a relação custo/benefício seria incomparável", argumenta. A Uipa solicita fim da coleta de lixo por carroças tracionadas por animais.


RESÍDUOS

"Às vezes, o que fica de lixo acumulado é do fim de semana que se recolhe na segunda-feira cedo"
Veveu Arruda
Prefeito de Sobral


MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Sobral, Centro
Telefone: (088) 3677.1100

Lauriberto Braga
Repórter
 

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1065248

Saiba mais

 

...redação Tribuna Animal O pregão que iria ocorrer hoje, 25.10, às 9 horas em Sobral (CE) para contratação de 27 carrroças (puxadas por cavalos, burrro...
25-Out-2011

 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal