A A A
Vaquejada causa sofrimento aos animais, afirma Conselho Federal de Medicina Veterinária PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
27-Out-2016

Órgão federal divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (26) se posicionando contra essa prática cruel

A Proteção Animal Mundial apoiou a declaração do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em uma carta aberta. Leia aqui .

O posicionamento do CFMV vem em um momento importante. Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela inconstitucionalidade das vaquejadas no Ceará, outros três projetos de lei e uma proposta de emenda à Constituição ainda tramitam em Brasília.

As quatro medidas (PLS 377/2016, PLS 378/2016, PLC 24/2016 e PEC 50/2016) buscam regulamentar esta prática cruel e classificá-la como patrimônio cultural brasileiro – junto aos rodeios.

Esta última semana foi marcada por protestos de vaqueiros, empresários e outros grupos contrários à decisão do STF. Em consultas públicas, todavia, a população brasileira se declarou majoritariamente contra as vaquejadas.

A Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea/CFMV) explicou o posicionamento do CFMV em uma audiência na Câmara dos Deputados. Para a comissão, os bovinos sofrem física e psicologicamente nas vaquejadas.


“O gesto brusco de tracionar violentamente o animal pelo rabo pode causar luxação das vértebras, ruptura de ligamentos e de vasos sanguíneos (...) e a queda também pode resultar em contusões na musculatura e lesões aos órgãos internos”, disse a presidente da Cebea, Profª. Drª. Carla Molento.

Ainda que o sofrimento físico pudesse ser evitado, o impedimento de fuga a uma ameaça causa reações de ansiedade, medo e desespero. Para ela, isso “confirma o sofrimento emocional a que os bovinos são expostos em uma vaquejada”.

Faça sua parte

Nesta semana, a Proteção Animal Mundial enviou cartas individuais a todos os senadores, reiterando o nosso apoio à decisão do STF. Mas você também pode ajudar: mostre que a vaquejada não tem mais lugar no Brasil hoje. A nossa cultura deve evoluir junto com a opinião pública – e nós somos #ContraAVaquejada.

Participe das consultas públicas e divulgue:

Vote contra a PLS 377/2016
Vote contra a PLS 378/2016
Vote contra a PLC 24/2016
Vote contra a PEC 50/2016

Juntos, vamos mover o mundo pelos animais.
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal